Iniciativa possibilita testes de COVID-19 para trabalhadores do agronegócio de SP

Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz viabiliza parcerias para colaboradores de linhas de produção e distribuição de alimentos

ter, 19/05/2020 - 14h36 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Esalq/Fabiano Pereira

A Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) viabiliza parcerias para que a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP), e o Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP), em Piracicaba, realizem diagnósticos da COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus) para trabalhadores do agronegócio, principalmente das linhas de produção e distribuição de alimentos.

Veja também
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
Perguntas e respostas: tire suas dúvidas sobre a doença
As medidas adotadas pelo Governo de SP para o combate ao coronavírus

A campanha batizada de “Fealq Pela Vida” também capta recursos para exames de pacientes da rede pública de saúde, envolvendo prefeituras e outras unidades da USP e da Embrapa Pecuária Sudeste.

Com capacidade para realizar até 570 testes diários em três laboratórios, o objetivo da campanha é contribuir para segurança das pessoas que atuam no setor e garantem o abastecimento a toda população, além de ajudar a desafogar a demanda por exames na rede pública.

Para que as instituições de ensino e pesquisa possam oferecer o serviço para iniciativa privada, associações e prefeituras, a Fealq formaliza e garante legalidade aos contratos entre os laboratórios e organizações que precisam dos diagnósticos.

Testes

Os exames de COVID-19 são viabilizados de duas formas. Uma delas é contratação do “Teste Solidário”, modalidade em que a organização interessada adquire a quantidade necessária de diagnósticos para seus colaboradores e doa um percentual para testes de pacientes da rede pública, que serão selecionados pelas secretarias de saúde dos municípios indicados.

A outra forma de colaborar é a simples doação de recursos, que pode ser feita por meio de depósito em conta bancária da Fealq. A entidade sem fins lucrativos faz o repasse para os laboratórios. Se quiser, o doador poderá direcionar sua contribuição a uma das instituições participantes. Veja mais detalhes sobre as duas formas de colaboração no site www.fealq.org.br/pelavida.

Além do laboratório coordenado por pesquisadores da Esalq/USP e do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP), em Piracicaba, também participa do projeto a unidade da Embrapa Pecuária Sudeste, em São Carlos. A Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA/USP), em Pirassununga, já realiza exames a preço de custo para prefeituras paulistas, também em parceria com a Fealq.

“Como fundação, temos um papel social a cumprir e não poderíamos ficar de braços cruzados em meio à crise que o novo coronavírus tem provocado e que atinge tanto a vida das pessoas, quanto a economia e o nosso frágil sistema de saúde. Acredito que junto à Esalq, Cena, FZEA e Embrapa, e com apoio do agronegócio, podemos superar mais rapidamente os desafios da pandemia”, afirmou Nelson Sidnei Massola Júnior, diretor-presidente da Fealq e professor associado do Departamento de Fitopatologia e Nematologia (LFN) da Esalq/USP, ao Portal da Esalq.

Os interessados podem consultar, pela internet, os demais envolvidos na iniciativa.