Iniciativa do Iamspe é finalista do Prêmio Mário Covas

Monitoramento de Diabéticos à Distância concorre entre as iniciativas que melhoram qualidade dos serviços públicos

ter, 17/04/2012 - 15h44 | Do Portal do Governo

O Programa de Monitoramento de Diabéticos à Distância do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), também conhecido como Telemedicina, é um dos finalistas da 8ª edição do Prêmio Mário Covas na categoria Inovação em Gestão Estadual.

Desenvolvido pelo Serviço de Endocrinologia do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), o programa auxilia portadores de diabetes a controlar a doença. O paciente recebe um glicosímetro individual e personalizado para realização de exames diários de glicemia em casa. Atualmente, o Telemedicina conta com 1.046 pacientes inscritos.

O aparelho armazena os dados dos exames que semanalmente são enviados pela internet ao médico por meio de uma unidade de recepção e comunicação de dados no HSPE. A qualquer sinal de alterações, o sistema envia automaticamente um alerta para o e-mail do médico que avalia a situação e determina alterações no tratamento. Em alguns casos, é agendada uma consulta de emergência para o paciente.

Entre setembro de 2010 e setembro de 2011, o número de pacientes participantes que ficaram internados teve redução de 73%. O tempo médio de internação passou de seis para três dias. Entre os que procuraram atendimento no pronto-socorro do HSPE, a redução foi de 64%.

Reconhecimento

O Prêmio Mário Covas é um reconhecimento do Governo do Estado de São Paulo a iniciativas inovadoras e de excelência que melhoram a qualidade dos serviços públicos e contribuem para elevar o bem-estar dos cidadãos.

Do Portal do Governo do Estado