Iniciativa de escola estadual de Ibitinga promove diálogo com universidade

Ação em unidade do município do interior de SP é exemplo de como novos componentes da grade curricular são importantes

qua, 05/02/2020 - 19h46 | Do Portal do Governo

Nesta segunda-feira (3), todas as escolas da rede estadual passaram a ter novos componentes na grade curricular: as eletivas, o Projeto de Vida e as matérias de tecnologia. São as mudanças vindas do Inova Educação, a nova política educacional que busca melhorar a aprendizagem e promover jovens mais conscientes na rede.

Em Ibitinga, no interior de São Paulo, uma unidade já colhe os frutos da mudança. Integrante do Ensino Integral, que serviu de inspiração para o Inova Educação, a Escola Estadual Victor Maida promove ações de envolvimento dos alunos e motivação para aproximar os jovens da universidade.

Em junho do ano passado, a escola escolheu a sede da Universidade de São Paulo (USP) para promover a culminância, a reunião de projetos e ideias durante o semestre. O foco foi mostrar tudo que os alunos refletiram e produziram no primeiro semestre de 2019 e também incentivá-los a participar de projetos de comunhão de escola e universidade.

Um deles foi a Competição USP de Conhecimentos (CUCo), que teve até uma ex-aluna da unidade premiada. “Foi uma surpresa incrível e gratificante esse convite. A Jaqueline foi aluna do período noturno de nossa escola e, mesmo com todas as dificuldades por trabalhar durante o dia e estudar a noite, se manteve firme no seu propósito de cursar a universidade e hoje nos presenteia com essa motivação aos nossos alunos”, relata a professora Denise Chiconato, que idealizou com a sua ex-aluna a parceria com a USP.

Projeto de Vida

Hoje, Jaqueline Viana é graduanda do curso de Gerontologia da USP Leste e, após o contato e o planejamento com a docente, recebeu apoio do diretor, Dorival Franco Junior, para o desenvolvimento do “Projeto de Vida” na universidade.

Dentro das atividades realizadas, os alunos da escola passaram a trocar cartas com os idosos de São Paulo, um contato que perdurou e continua em 2020. Além do desenvolvimento das habilidades leitora e escritora, que contempla todas as áreas de conhecimento, os alunos também puderam trabalhar as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

“Os jovens trabalharam conhecimentos construídos sobre o mundo, pensamento crítico e criativo, comunicação, contato com diferentes culturas, argumentação, autoconhecimento e autocuidado, empatia e cooperação, responsabilidade e cidadania”, explica Maristela Gallo, dirigente de ensino.

Vale destacar que o projeto virou uma eletiva, ofertada também em 2020, e a parceria com a USP continua.