Iniciativa da Secretaria da Educação chama a atenção da ONU

Publicação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente destacou cadernos feitos de papel reciclado que fazem parte do kit escolar

seg, 25/06/2012 - 10h05 | Do Portal do Governo

Uma ação realizada pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação desde 2008 ganhou destaque em publicação da Organização das Nações Unidas distribuída na Rio+20. Trata-se da compra de cadernos feitos de papel reciclado, que compõem o kit escolar distribuído aos alunos da rede estadual de ensino no início do ano letivo.

O estudo analisou o impacto da iniciativa da Secretaria da Educação com base em números de 2011, quando foram distribuídos 3,8 milhões de kits escolares que tiveram investimento de R$ 79,3 milhões. Em cada kit foi incluso um caderno produzido com papel reciclado.

A avaliação feita pela consultoria francesa Factea Durable – Conseil en développement durable, mostrou que a aquisição do material permitiu economia de 8.829 m³ de água (mais de 8 milhões de litros) e de 241 kg de organo-halogenados (compostos químicos que são utilizados na fabricação do papel e causam danos à camada de ozônio), além da reciclagem de 1.766 toneladas de lixo.

A aquisição de cadernos feitos de papel reciclado também tem impacto social, contribuindo para a diminuição dos lixões a céu aberto e para a geração de renda aos catadores que vivem da coleta de materiais recicláveis.

Do Portal do Governo do Estado