Iniciativa Bacia Atlântico tem lançamento mundial no Palácio dos Bandeirantes

Evento reuniu líderes mundiais para analisar grandes temas relacionados à região

sex, 20/04/2012 - 18h03 | Do Portal do Governo

Nesta semana, o Palácio dos Bandeirantes foi palco para o lançamento mundial do programa Atlantic Basin Initiative (Iniciativa Bacia Atlântico), que reunirá pesquisadores e líderes políticos europeus, africanos, latinoamericanos e norteamericanos para analisar a dinâmica própria do Oceano Atlântico em termos econômicos, sociais e políticos. “Contem conosco para ampliarmos esse debate. Ficamos muito felizes em receber a todos para dar o primeiro passo nessa grande caminhada”, disse o governador Geraldo Alckmin durante encerramento do evento.

Dentre os temas levantados, estão economia, comércio e investimentos; o papel de atores externos – como China e Índia – na dinâmica da região; desenvolvimento humano, segurança e futuro do Atlântico; e energia e recursos sustentáveis. Alckmin salientou a presença desse último tema nas iniciativas do Estado. “Temos um grande programa de redução de perdas físicas de água. Em algumas capitais brasileiras, a perda chega a 50%. Com convênios, prestamos consultoria para outras cidades brasileiras por meio da Sabesp, uma das grandes empresas de saneamento do mundo.”

O encontro teve a participação de nomes como José Maria Aznar, primeiro-ministro da Espanha de 1996 a 2004 e coordenador da iniciativa como professor da Universidade Johns Hopkins, uma das dez melhores universidades americanas; Roberto Abdenur, um dos nomes mais importantes da diplomacia brasileira, que foi embaixador no Estados Unidos, Equador, China, Alemanha e Áustria; Olusegun Obasanjo, ex-presidente da Nigéria (1976-1979 e 1999-2007); Juan Carlos de La Hoz Vinas, chefe das operações do Banco Interamericano de Desenvolvimento no Brasil; e Ricardo Caciofi, diretor do Instituto para Integração para a América Latina e Caribe desde 2005, dentre outros líderes mundiais.

Do Portal do Governo de São Paulo