Ingredientes produzidos pela APTA são destaque em evento

Um dos maiores prêmios da culinária brasileira contou com menu completo de produtos provenientes de pesquisas paulistas

qua, 27/06/2018 - 14h32 | Do Portal do Governo

A premiação “Melhores do Ano Prazeres da Mesa”, considerado um dos maiores prêmios da gastronomia brasileira, recebeu um menu completo de alimentos oriundos da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). O evento contou a participação de importantes nomes da cozinha do país e comemorou os 15 anos da revista Prazeres da Mesa.

A APTA, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento, apresentou o cardápio “APTA – Do Simples e o Real, Frutos da Terra”, desenvolvido por três chefes de cozinha e professores do Centro Paula Souza, parceira do órgão. Durante a premiação, os participantes puderam provar entradas, prato principal e sobremesas.

Para o pesquisador da Agência, Daniel Gomes, esse menu teve como finalidade mostrar aos chefes e ao público a força da pesquisa agropecuária desenvolvida pela entidade, assim como a sua importância para a geração de novos produtos para restaurantes.

“Neste cardápio usamos, por exemplo, palmito pupunha e palmito real de coleções do Instituto Agronômico (IAC-APTA), o arroz IAC 500 do tipo aromático, o feijão carioca IAC Imperador, além de cogumelos frescos, produzidos por fungicultores acompanhados pelo Polo Regional de Monte Alegre da APTA”, explica.

Já é o terceiro ano que a Agência e a Prazeres da Mesa são parceiras. Ao todo, cinco eventos da publicação contaram com a preparação de pratos com ingredientes exclusivos da Agência, servidos para mais de quatro mil pessoas.

“A Prazeres da Mesa tem a missão de divulgar e valorizar o produtor familiar, o produtor local e levar isso para a cozinha. Aproveitamos festas como essa para divulgar todos esses produtos”, afirma Sadako Sigematu, gerente da revista.

Pesquisa

Com o intuito de aproximar produtos de pesquisas de chefes de cozinha, o projeto de pesquisa “Avaliação gastronômica de produtos agrícolas” faz com que os pesquisadores agreguem parâmetros de sabor e textura no desenvolvimento de novas variedades e produtos nos campos experimentais da instituição.

Coordenado por Gomes, o projeto tem apoio da Escola Técnica Estadual (Etec) “Professor Camargo Aranha”, que recebe produtos da APTA para serem preparados durante as aulas do curso de Cozinha e Nutrição. A ideia é que os alunos e professores tenham acesso a diferentes ingredientes. Além disso, a Agência recebe retorno das características gastronômicas de seus alimentos.

“Não estamos ajudando apenas a levar esses produtos da APTA para o mercado, mas estamos contribuindo para a formação de profissionais que terão outra visão. A parceria melhora a formação de nossos meninos”, avalia Danielle Blanquez Massa, uma das chefes de cozinha que participou da elaboração do cardápio e professora da Etec “Professor Camargo Aranha”.

Segundo Massa, participar de eventos como esse permitem aos alunos vivenciar o que é uma cozinha profissional. Neste ano, seis estudantes participaram da elaboração do cardápio e preparação dos pratos. “Ter essa oportunidade de lidar com esses produtos e criar receitas é um diferencial que esses estudantes terão para o mercado”, completa.

Quem também se beneficia com projetos como este são os muitos agricultores paulistas. Francisco Ruzene, por exemplo, iniciou o cultivo de arroz especial do IAC há mais de dez anos. De lá para cá, o rizicultor conseguiu que renomados chefes de cozinha conhecessem e usassem seus produtos.

A participação nesses eventos é, sobretudo, importante para disseminar as pesquisas do APTA e promover transformação na culinária e no campo paulista. “A população está agora se acostumando com esses produtos, comprando com certa frequência, e as empresas estão interessadas. É uma mudança cultural”, ressalta Ruzene.