Informatização aumenta número de consultas no HC de Ribeirão Preto

Em fevereiro, foi implantado um sistema elaborado por profissionais do HC

qua, 11/07/2007 - 11h25 | Do Portal do Governo

O Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto acaba de registrar uma ampliação de  cerca de 40% nas consultas atendidas.  Graças ao novo sistema de marcação, totalmente informatizado, praticamente foi eliminado o não comparecimento de pacientes ao atendimento. Em fevereiro deste ano foi implantado no Departamento Regional de  Saúde (DRS) um sistema elaborado por profissionais do HC.

Usando exemplos com números aproximados, o diretor regional de Saúde de Ribeirão Preto, Paulo Saquy, explica o que ocorria antes da implantação do novo sistema, embora a cada mês houvesse uma variação para mais ou para menos.  Até fevereiro, eram agendadas mensalmente, em média, 2,9 mil consultas. Dessas, cerca de 800 acabavam perdidas. A  marcação era feita, mas o paciente não comparecia à consulta. Hoje, praticamente todas as consultas são efetivadas. De 2,1 mil consultas passou-se para  2,9 mil, um aumento de 40%. Na opinião do diretor regional, “isso ocorre porque, hoje, a pessoa é informada rapidamente da sua consulta, pois o pedido é processado on-line, e as prefeituras enviam e recebem os pedidos pela  Internet”.  Antes o hospital atendia, encaminhava o pedido em  papel ao DRS, que respondia também em papel. “Muitas vezes o paciente ficava sabendo  da consulta após a data marcada”, afirma o diretor.

O agendamento on-line permite a um único funcionário do DRS marcar 180 consultas por hora. No sistema anterior, quatro funcionários registravam juntos, em média, 80 atendimentos por dia. Com a informatização do serviço, os 25 municípios da região de Ribeirão Preto podem marcar as consultas ainda durante o atendimento básico prestado aos pacientes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).  Além de permitir maior  aproveitamento das vagas oferecidas, o novo sistema, na visão de Saquy,  “permite a redução de despesas das  prefeituras, pois elas não precisam mais enviar um funcionário até o DRS para  agendar as consultas”.

Da Secretaria da Saúde