A Secretaria de Estado da Saúde acaba de registrar ampliação de cerca de 40% nas consultas atendidas no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. O motivo é o novo sistema de marcação, hoje totalmente informatizado, que permitiu praticamente extinguir o não-comparecimento de pacientes ao atendimento.Em fevereiro deste ano foi implantado no Departamento Regional de Saúde (DRS) sistema elaborado por profissionais do HC.
Antes da mudança, 800 das 2.900 consultas agendadas por mês eram perdidas. Ou seja, havia a marcação, mas o paciente não comparecia. Agora, todas as 2.900 têm comparecimento. De 2.100 consultas efetivamente realizadas, passou-se para 2.900, aumento de 40%.“Isto acontece porque agora a pessoa fica sabendo rapidamente de sua consulta, pois o pedido é on-line_ as prefeituras enviam e recebem pela internet os pedidos. Em geral, o hospital atendia, encaminhava o pedido por papel ao DRS, que respondia também por papel. Muitas vezes o paciente sabia de sua consulta após a data agendada”, afirma o diretor regional de Saúde de Ribeirão, Paulo Saquy.
Com o novo sistema a agilidade é enorme. O agendamento on-line permite que um funcionário do DRS agende 180 consultas por hora. No sistema antigo quatro funcionários marcavam juntos, em média, 80 atendimentos por dia.A informatização do serviço permite que os 25 municípios da região de Ribeirão Preto marquem as consultas on-line, durante o atendimento básico prestado aos pacientes nas Unidades Básicas de Saúde. “Além de aumentar o aproveitamento das vagas oferecidas, o sistema on-line reduz as despesas das prefeituras, que não precisam mais enviar um funcionário até a DRS para marcar as consultas”, diz Saquy.
Da Secretaria da Saúde