Informatização amplia em 40% consultas atendidas no HC de Ribeirão Preto

Novo processo permite que perda de marcações deixem de existir

qua, 04/07/2007 - 14h42 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde acaba de registrar ampliação de  cerca de 40% nas consultas atendidas no Hospital das Clínicas de Ribeirão  Preto. O motivo é o novo sistema de marcação, hoje totalmente informatizado,  que permitiu praticamente extinguir o não-comparecimento de pacientes ao  atendimento.Em fevereiro deste ano foi implantado no Departamento Regional de  Saúde (DRS) sistema elaborado por profissionais do HC.

Antes da mudança, 800  das 2.900 consultas agendadas por mês eram perdidas. Ou seja, havia a  marcação, mas o paciente não comparecia. Agora, todas as 2.900 têm  comparecimento. De 2.100 consultas efetivamente realizadas, passou-se para  2.900, aumento de 40%.“Isto acontece porque agora a pessoa fica sabendo rapidamente de sua  consulta, pois o pedido é on-line_ as prefeituras enviam e recebem pela  internet os pedidos. Em geral, o hospital atendia, encaminhava o pedido por  papel ao DRS, que respondia também por papel. Muitas vezes o paciente sabia  de sua consulta após a data agendada”, afirma o diretor regional de Saúde de  Ribeirão, Paulo Saquy.

Com o novo sistema a agilidade é enorme.  O agendamento on-line permite que  um funcionário do DRS agende 180 consultas por hora. No sistema antigo  quatro funcionários marcavam juntos, em média, 80 atendimentos por dia.A informatização do serviço permite que os 25 municípios da região de  Ribeirão Preto marquem as consultas on-line, durante o atendimento básico  prestado aos pacientes nas Unidades Básicas de Saúde. “Além de aumentar o  aproveitamento das vagas oferecidas, o sistema on-line reduz as despesas das  prefeituras, que não precisam mais enviar um funcionário até a DRS para  marcar as consultas”, diz Saquy.

Da Secretaria da Saúde