Informática: Emplasa lança CD-Rom com dados sobre a Região Metropolitana de Campinas

Empresa Metropolitana de Planejamento da Grande São Paulo S.A. (Emplasa) é vinculada à Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos

qua, 14/03/2001 - 17h30 | Do Portal do Governo

Empresa Metropolitana de Planejamento da Grande São Paulo S.A. (Emplasa) é vinculada à Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos

Um em cada 16 habitantes do Estado vive na Região Metropolitana de Campinas, criada em junho do ano passado e onde vivem cerca de 2,3 milhões de pessoas. De cada três toneladas de mercadorias exportadas e importadas, uma passa por Viracopos, o segundo maior aeroporto do País em movimento de cargas. O PIB per capita da Região é de US$ 12 272, ou seja, 2,4 vezes maior que a média nacional e próximo aos da Coréia do Sul, Grécia e Espanha.O desemprego na Região atinge 218 mil pessoas. As causas da mortalidade infantil da Região ainda apresentam um perfil típico de países do Terceiro Mundo, apesar da significativa queda dos seus coeficientes.

Esses dados constam do CD-ROM Por Dentro da Região Metropolitana de Campinas – 2001, desenvolvido e elaborado pela Empresa Metropolitana de Planejamento da Grande São Paulo SA (Emplasa), vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Governo do Estado de São Paulo, que será lançado em São Paulo na próxima quinta-feira, dia 15, às 10 horas, no plenário Franco Montoro da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (Rua Pedro Álvares Cabral, 201).

O novo produto fornece uma visão geral da Região, através de textos, quadros e gráficos e mapas, abrangendo 11 temas: Aspectos Políticos, Aspectos Econômico-Financeiros, Comunicações e Telecomunicações, Demografia, Educação, Energia Elétrica, Habitação, Saneamento, Saúde, Segurança Pública e Transportes.

Inclui ainda um banco de dados com informações sobre cada um dos 19 municípios que fazem parte da Região Metropolitana de Campinas. A maior parte da população (41,5%), por exemplo, está concentrada em Campinas. Sumaré, Americana e Santa Bárbara D’Oeste contam com mais de 165 mil habitantes, enquanto outras cidades, como Holambra e Engenheiro Coelho, têm menos de 11 mil pessoas.

O CD-ROM Por Dentro da Região Metropolitana de Campinas é resultado dos trabalhos que a Emplasa vem desenvolvendo nessa área, desde 1991, com o objetivo de fornecer subsídios para o planejamento integrado do conjunto dos municípios que convivem hoje com problemas típicos de cidades grandes, como favelas, violência e pobreza urbanas. Essa atividade se baseia na sua ampla experiência no trato de questões metropolitanas, adquirida ao longo de 25 anos de atuação na Região Metropolitana de São Paulo e oito na Região Metropolitana da Baixada Santista.

Mais informações pelos telefones (11)2837566 e 2849158, no horário comercial.