Índice de preços da agropecuária tem queda de 0,56%

Produtos de origem vegetal fecharam em alta de 0,78% e os de origem animal em queda de 3,87%

sáb, 03/01/2009 - 14h02 | Do Portal do Governo

Na terceira quadrissemana de dezembro, o Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR), ou seja, pagos ao produtor, registrou queda de 0,56%. O índice dos produtos de origem vegetal (IqPR-V) fechou em alta de 0,78%, enquanto o dos produtos de origem animal (IqPR-A) registrou queda de 3,87%. As informações são dos pesquisadores do Instituto de Economia Agrícola, ligado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (IEA/Apta/SAA).

Os produtos com maiores altas foram tomate de mesa (64,16%), batata (48,98%), carne suína (5,83%) e cana-de-açúcar (1,77%). Segundo os pesquisadores, a acentuada alta de preços de tomate já ultrapassou o esperado de sua variação estacional padrão, indicando prováveis problemas climáticos com a safra atual. Já as variações de preços da batata podem ser consideradas normais, com recuperação das cotações em relação ao pico de safra ocorrido no mês anterior, quando atingiram valores muito baixos. No caso da cana, os preços refletem a entressafra e os impactos da desvalorização cambial posterior à crise econômica.

Os produtos que apresentaram maiores quedas de preços na terceira quadrissemana foram amendoim (22,66%), laranja para mesa (17,77%), feijão (14,26%), laranja para indústria (9,11%), carne de frango (5,77%), leite tipo B (5,48%) e carne bovina (5,12%).

“O mercado do amendoim apresenta-se fraco, em função do acúmulo de estoques e do crescimento do plantio de verão. A queda nos preços do feijão continua refletindo o início da grande safra de verão. Os fenômenos climáticos adversos na região Sul, como inundações em Santa Catarina e seca no Paraná, ainda não afetaram o mercado do produto”, explicam.

Praticamente não houve alteração das tendências manifestadas na última semana. Os preços dos principais alimentos continuaram em queda, contribuindo para redução da inflação e beneficiando os consumidores, conforme destacam. A análise foi feita por Eder Pinatti, Raquel Sachs, José Alberto Angelo, José Sidnei Gonçalves e Luis Henrique Perez.

Veja análise completa no site do IEA: www.iea.sp.gov.br.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento