Índice de Desenvolvimento da Educação nas escolas estaduais de SP é o maior dos últimos cinco anos

De acordo com os novos números, o avanço no Estado foi registrado nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio

sex, 13/03/2015 - 18h03 | Do Portal do Governo

O Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp) de 2014 das escolas da rede pública estadual é o maior dos últimos cinco anos em todos os ciclos de ensino. O indicador mensura a aprendizagem dos estudantes da rede. De acordo com os novos números, o avanço no Estado foi registrado nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

A média combina os resultados das disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa, mensurados no Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), com taxas de aprovação, reprovação e abandono escolar.

Na etapa entre o 1º e o 5º ano, o crescimento do índice foi de 20,2%, saindo de 3,96 registrado em 2010 para 4,76 aferido em 2014. No mesmo período, a média refrente ao 6º e 9º ano saiu de 2,52 para 2,62 (ampliação de 4%). Já no Ensino Médio, o Idesp foi ampliado em 7,2%, passando de 1,80 para 1,93.

Além da melhora histórica do Idesp, o resultado do Saresp já havia mostrado aumento do desempenho nas disciplinas avaliadas, reflexo dos programas que instituíram valorização dos professores, que ampliaram a permanência dos alunos em contato com os estudos e que inovaram o currículo para que dialogasse com a realidade dos nossos estudantes.

Mais informações no site da Secretaria da Educação.

Do Portal do Governo do Estado