Índice de degradação de sacolas é desenvolvido pelo IPT

Pesquisa verificou dados como desbotamento, fragmentação, perda de resistência mecânica e massa

qui, 02/05/2013 - 20h30 | Do Portal do Governo

O Laboratório de Embalagem e Acondicionamento do IPT desenvolveu o projeto ‘Estudo comparativo de degradabilidade de sacolas descartáveis em intempéries naturais’ e realizou ensaios ao tempo com sacolas de papel, plástico, não-tecido e plástico aditivado para acelerar a degradação.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O objetivo do estudo, realizado entre maio de 2011 e abril de 2013 foi desenvolver uma metodologia que permitisse comparar a degradabilidade entre os materiais analisados. Os pesquisadores acompanharam o desempenho mecânico e visual das amostras que ficaram expostas por 12 meses no terraço do prédio do campus do IPT que abriga o laboratório.

Foram verificados dados como desbotamento, fragmentação, perda de resistência mecânica e massa. Comparando diversos aspectos medidos no trabalho de campo, os pesquisadores do IPT obtiveram um inédito ‘Índice IPT de Degradação de Embalagens Descartáveis’.

O índice, em uma escala de zero a um, identifica com exatidão os materiais mais susceptíveis à degradação em ambiente natural que são os mais próximos de um. Na comparação das sacolas, o índice de degradação mais elevado foi obtido pelo papel (0,32), seguido do plástico (0,21), plástico aditivado com pró-oxidante (0,18) e não-tecido (0,16).

No futuro, novos estudos de degradabilidade poderão ter o ‘Índice IPT’ como ponto de partida, uma vez que este método não se limita à análise de sacolinhas de supermercado, mas pode ser aplicado a qualquer tipo de embalagem descartável.

Do Portal do Governo do Estado