Índice de acidentes cai 10,7% no feriado de Corpus Christi nas estradas paulistas

Secretaria dos Transportes calcula queda de 26,6% no índice de vítimas fatais durante feriado

seg, 07/06/2010 - 7h42 | Do Portal do Governo

O índice de acidentes nas estradas paulistas caiu 10,7% neste feriado de Corpus Christi em comparação ao feriado de 2009. O índice de acidentes (IA) do último feriado foi de 1,20, contra 1,34 em 2009. O índice de vítimas fatais, nos 22 mil quilômetros de estradas estaduais, registrou queda de 26,6% de 6,9 para 5,07 de uma operação para outra. O índice de vítimas feridas também caiu: de 61,32 para 56,1, de um período para o outro, uma queda de 8,7%. Neste feriado, em números absolutos: foram 1256 acidentes, 53 mortos e 586 feridos.

Para esclarecer melhor, o índice de acidentes (IA) não é o número absoluto de acidentes nas estradas. Ele é calculado levando-se em consideração, além dos dados quantitativos, a extensão das rodovias, o volume diário médio de veículos (VDM) nas estradas e o período analisado. Essa metodologia, que começou a ser discutida no Brasil na década de 1970, é necessária para que haja uma comparação tecnicamente correta, já que há vários fatores que determinam se o final de semana foi mais ou menos violento.

Reforço nos recursos operacionais e fiscalização mais rigorosa 

Várias medidas para manter as estradas seguras foram realizadas pelo DER, polícia rodoviária estadual, Dersa e concessionárias no feriado de Corpus Christi. O esforço mútuo do Departamento de Estradas de Rodagem  (DER), Dersa Desenvolvimento Rodoviário, das concessionárias de estradas, que envolveu 2.200 profissionais, além de quatro mil homens do policiamento rodoviário, órgão especializado da Polícia Militar do estado, foi primordial para o sucesso da operação. Esses tiveram ainda o apoio de outros órgãos da Polícia Militar, incluindo as unidades de policiamento de área da região de São José dos Campos e de Santos, os comandos de policiamento da capital e metropolitano, o 1º batalhão de polícia de choque (Rota – Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), o 2º batalhão de Polícia de Choque e o grupamento de radiopatrulha aérea, além dos batalhões que atuam nas cidades às margens das rodovias.

Em relação à fiscalização por parte dos policiais militares rodoviários nas estradas paulistas, houve intensificação no controle rígido de alcoolemia, de velocidade e na fiscalização de motocicletas, além de outros enfoques abrangidos durante a abordagem de veículos e motoristas. Foram lavradas 19.943 autuações por infrações de trânsito diversas em todo o Estado, sendo apreendidos 893 veículos, 360 carteiras de habilitação e 2.931 outros documentos por irregularidades. Quanto às questões de controle de alcoolemia, foram registrados 73 casos de embriaguez contra 70 de 2009. Já no aspecto da prevenção e repressão criminal, 36 criminosos foram presos em flagrante, dez procurados foram capturados e 13 veículos foram recuperados. A Polícia Rodoviária apreendeu ainda 23 quilos de cocaína e 646 quilos de maconha.

Histórico 

Os primeiros estudos para uma metodologia que pudesse efetivamente comparar os resultados de acidentes, baseando-se em quilômetros rodados, veículos em trânsito e acidentes, começaram em 1940 nos Estados Unidos e Europa. Em 1956, os estados americanos de Dakota do Sul, Virgínia e Texas começaram a usar esse tipo de índice. Internacionalmente, o índice é conhecido como “accident rate method”. Além dos Estados Unidos, outros países como Áustria, Dinamarca, França e Alemanha adotam índices semelhantes. No Brasil, a metodologia começou a ser discutida em 1974. Desde 2005, o Departamento de Estrada e Rodagem vem aprimorando o índice, inclusive com a ampliação e melhoramento dos equipamentos de contagem de veículos, possibilitando a divulgação precisa nos últimos anos.

Da Secretaria dos Transportes