Indiaporã e Pontalinda são atendidas há três anos pelo Acessa SP

Municípios integram o Plano de Expansão do programa

sex, 04/06/2010 - 17h00 | Do Portal do Governo

Os postos do programa de inclusão digital do governo paulista, Acessa SP, em Indiaporã e Portalinda, localizados na região administrativa de São José do Rio Preto, completam em junho o terceiro ano de atendimento. Juntas, as unidades ultrapassam a marca de 57,1 mil acessos gratuitos à internet banda larga realizados por mais de 1,2 mil cidadãos neste período.

No Acessa SP de Pontalinda foram contabilizados 35.013 atendimentos desde 2007 – – o equivalente a quase dez acessos por morador. Com seis computadores para a população, a unidade tem capacidade para prestar 1,8 mil atendimentos mensais.

Em Indiaporã, município com população estimada em 3.893 habitantes, o programa oferece cinco computadores para uso do cidadão, que permitem prestar 1,5 mil acessos gratuitos à internet banda larga a cada mês. Desde a sua abertura, prestou 22.185 atendimentos.

A região de Rio Preto possui 59 postos, 31 deles entregues na fase de ampliação do programa, iniciada em 2007 com o objetivo de atender a todos os municípios paulistas que manifestarem interesse. Juntas, as salas possuem 336 computadores com capacidade para prestar 67 mil acessos por mês.

“O Acessa SP é um programa com um grande alcance social, pois atende a quem mais precisa. São usuários de todas as idades que vão aos postos para desenvolver desde suas atividades profissionais a trabalhos escolares, ou, simplesmente, para acessar páginas de entretenimento”, afirma o secretário de Gestão Pública, Marcos Monteiro.

Perfil dos usuários 

Realizada anualmente, a pesquisa Ponline avalia o perfil do usuário do programa Acessa SP, a partir de questionários respondidos online. Na mais recente versão, realizada em 2009, foram entrevistados 9.023 cidadãos de todas as regiões do estado. A pesquisa registrou aumento de três pontos percentuais de acessos aos computadores do programa por jovens com idades entre 11 e 14 anos – de 21% para 24%, na comparação entre 2008 e 2009.  

A maioria dos entrevistados que frequentam postos do Acessa SP (68%) respondeu ter renda familiar mensal de até dois salários mínimos. O número de usuários que trabalham é de 32% – queda de 4%. Estudam 64% dos respodentes. Quanto ao grau de instrução, 47% têm nível médio, 34% fundamental e 18% superior.

Na região de Fernandópolis, que abrange Indiaporã, 84% dos usuários do serviço têm idades entre 11 e 24 anos. A pesquisa regional aponta ainda o mesmo percentual (46%) no número de participantes que responderam ter renda familiar mensal de um a dois e de dois a quatro salários mínimos. Trabalham 45% dos usuários. Quanto ao grau de escolaridade, mais da metade (53%) cursam ou já completaram o ensino superior.

Já na região de Jales, que abrange Pontalinda, metade dos cidadãos que vão aos postos do Acessa SP tem entre 11 e 24 anos, e a outra metade, entre 25 e 39 anos. Têm renda familiar mensal de até dois salários mínimos 62% dos participantes da pesquisa, enquanto 31% disseram ter renda mensal de dois a quatro salários minímos. Possuem ensino médio completo 29% dos respondentes; 12% concluíram o ensino fundamental e 8%, o ensino superior.

Acessa SP 

O Acessa SP é um programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo que atingiu marca superior a 46,7 milhões de atendimentos. Desde a sua fundação, em 2000, existem mais de 1,9 milhão de usuários cadastrados. Ao todo, são 601 postos em funcionamento em 529 municípios, com mais de 4,7 mil computadores e 1,2 mil monitores. O programa Acessa SP está vinculado à Secretaria de Gestão Pública e é gerido pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo).

Serviço

Acessa SP de Indiaporã
Endereço: Rua Orozimbo Luiz Arantes, nº 1.153 – Centro
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Computadores para usuários: 5
Capacidade mensal de atendimentos: 1,5 mil
Atendimentos acumulados: 22.185

Acessa SP de Pontalinda
Endereço: Rua Manoel Neo de Carvalho, nº 1.231 – Centro
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Computadores para usuários: 6
Capacidade mensal de atendimentos: 1,8 mil
Atendimentos acumulados: 35.013

Da Secretaria de Gestão Pública