Incubadora da Unicamp abre edital para selecionar empresas

Centro de Inovação em Software da Universidade também está captando projetos para a área de Tecnologia da Informação e Comunicação

seg, 16/01/2012 - 18h00 | Do Portal do Governo

Estão abertas as inscrições para ingresso de projetos de empresas na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) e no Centro de Inovação em Software (Inovasoft). A seleção será feita por meio de editais específicos.

O edital do Inova­soft é voltado para a captação de projetos de pesquisa e desenvolvimento em parceria com a Univer­sidade Estadual de Cam­pinas (Uni­camp) na área de Tecnologia da Infor­mação e Comuni­ca­ção. Já a Incamp está selecionando projetos de novos ne­­gócios de base tecnológica para obter apoio da Incubadora em três modalidades: incubação residente, não residente e pré-incubação.

Segundo Iara Ferreira, gerente do Ino­vasoft, a empresa que se hospeda no Centro e na Incamp se aproxima de laboratórios, pesquisadores e de toda a comunidade acadêmica. E tem acesso à rede de contatos da universidade.

Ambiente favorável 

“A hospedagem é benéfica para a universidade e para as empresas, que compartilham espaço físico, valores e experiências”, observa. “O aluno participante continua convivendo com o ambiente universitário em local próximo do câmpus, sem precisar de muito deslocamento”, ressalta Iara.

Segundo ela, o Inovasoft auxilia as empresas em negociações, além de apoiá-las na busca de novas parcerias e na captação de alunos para fazer parte do projeto colaborativo. Esse projeto determina o tempo de hospedagem de cada empresa e o objetivo das respectivas atividades ao longo dos anos.

Recebimento on-line

Uma novidade do edital Inovasoft é que não será mais cobrada taxa de inscrição. Dessa maneira, o proponente deverá seguir o roteiro do edital para envio do projeto. As propostas podem ser encaminhadas até 28 de setembro de 2012 e a seleção final será realizada pelo conselho orientador do Inovasoft, com base na análise das propostas apresentadas e por meio de entrevistas com os representantes dos proponentes.

O edital da Incamp cobra taxa de inscrição de R$ 550. Os dois editais estão disponíveis no site www.inova.unicamp.br. A próxima data para recebimento eletrônico das propostas do Inovasoft e da Incamp é 16 de janeiro. Depois do envio é preciso apresentar a versão impressa do documento até o dia 23 de janeiro.

Inovasoft

O Inovasoft foi criado pela Unicamp em 2006. É um ambiente de fomento ao empreendedorismo e desenvolvimento de negócios em tecnologia da informação, a partir da interação entre a universidade e organizações privadas e públicas em projetos inovadores.

A gestão do Inovasoft é coordenada pela Agência de Inovação Inova Unicamp, que promove o estabelecimento das parcerias, seleciona os projetos para residência temporária em suas instalações e estimula a interação da universidade com os órgãos parceiros.

Incamp

A Incamp foi criada em 2001 e depois incorporada à Agência de Inovação Inova Unicamp. Seu objetivo é fomentar uma estrutura propícia ao surgimento de novas empresas de base tecnológica, capacitando-as gerencial e tecnologicamente, por meio da interação Unicamp-empresa-rede de parceiros e contribuindo para o fortalecimento do Sistema Regional de Inovação.

A Incamp tem por objetivo auxiliar no desenvolvimento de tecnologias adequadas ao País, no fluxo contínuo de inovações, na geração de riqueza e novos empregos, na diversificação e desconcentração industrial e na valorização da cultura empreendedora.

Da Agência Imprensa Oficial e da Unicamp