Incra e Esalq irão promover práticas agroecológicas

Convênio foi formalizado quinta-feira, 13, entre o instituto a Escola Superior de Agricultura

ter, 18/09/2007 - 11h25 | Do Portal do Governo

Promover a utilização de práticas agroecológicas no desenvolvimento e construção dos sistemas de produção agrícola, florestais e agroflorestais em regiões de agricultura familiar. Esse é um dos objetivos do convênio que foi formalizado quinta-feira entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra/SP) e a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/Esalq).

A parceria – abrange o Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão em Educação e Conservação Ambiental, por meio do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Assentamentos Rurais e Agricultura Familiar, da Esalq – tem por objetivo realizar pesquisa e extensão universitária para criar e validar estudos e tecnologias adequadas à agricultura familiar, aliando produção, gestão e conservação da biodiversidade.

A princípio, as atividades serão concentradas em três assentamentos rurais, na região do Vale do Ribeira, extremo sul de São Paulo, nos municípios de Sete Barras, Eldorado e Apiaí. Esses locais fazem parte de um conjunto de iniciativas pioneiras, propostas pelo Incra, na concepção de assentamentos rurais sustentáveis, denominados Projetos de Desenvolvimento Sustentável.

Essas experiências-piloto estão localizadas numa das regiões de mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado, porém, detêm uma das maiores concentrações de remanescentes de mata atlântica e uma megabiodiversidade ainda pouco conhecida.

A primeira etapa do projeto terá início ainda este mês e se estenderá até março do ano que vem, com a realização de diagnóstico socioeconômico-ambiental e a consolidação da equipe, integrada por professores, pós-graduandos e estudantes de graduação, privilegiando a multidisciplinaridade.

O projeto envolverá diversos departamentos da Esalq e irá firmar parcerias com instituições públicas e da sociedade civil, comprometidas com o desenvolvimento da agricultura familiar no Estado.

Durante a solenidade foi formalizado o lançamento do Grupo de Pesquisa para o Desenvolvimento dos Assentamentos Rurais e da Agricultura Familiar da universidade, que será responsável pelo projeto.

Da USP/Esalq