Incor apresenta projeto inédito na ‘Hospitalar 2001’

Instituto é vinculado à Secretaria Estadual da Saúde

ter, 05/06/2001 - 9h02 | Do Portal do Governo

‘Hospitalar 2001’ acontece de 5 a 8 de junho no Expo Center Norte

O Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (Incor-HC/FMUSP), maior centro tecnológico em cardiologia da América Latina, apresenta seu protótipo de unidade móvel de ‘telemedicina’, na Hospitalar´2001, que acontece entre os dias 5 e 8, em São Paulo.

Desenvolvido pelo Serviço de Informática do Instituto, o equipamento, tecnicamente chamado de unidade móvel de monitoração, é capaz de monitorar sinais vitais de pacientes de risco com transmissão em tempo real dos dados por radiofreqüência (2ghz) à rede central, colocando médico e paciente em contato direto por videoconferência. A forma compacta do equipamento e sua independência da rede de energia elétrica dá grande mobilidade ao profissional de saúde e ao paciente, podendo ser utilizado tanto no ambiente hospitalar quanto, no futuro, em homecare. No hospital, a unidade é capaz de transformar em minutos um quarto normal numa unidade de tratamento semi-intensiva.

A unidade móvel de telemedicina do Incor é composta de computador, monitor e câmara de vídeo interligados em um mesmo sistema, inédito no mundo. Para desenvolver o protótipo, o Incor trabalhou com a Rede Infinity de monitores de sinais vitais da Siemens, cuja capacidade foi ampliada pela utilização da tecnologia de rede sem fio Air Connect da 3Com.

O aplicativo de videoconferência foi estabelecido por meio de equipamentos Via Video distribuídos pela Seal. Com esta capacidade adicional, os monitores de sinais vitais podem acompanhar o paciente durante todas as etapas e procedimentos realizados em seu trajeto pelo hospital, garantindo uma qualidade de monitoração sofisticada do paciente.

Incor

O Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InCor-HC/FMUSP), vinculado à Secretaria Estadual da saúde, é um hospital público universitário especializado no atendimento, ensino e pesquisa em cardiologia clínica e cirúrgica. Com apoio de agências de fomento e empresas de alta tecnologia do setor, o Incor aplicou nos últimos seis anos mais de US$ 5 milhões de dólares para o desenvolvimento de aplicativos que resultaram numa plataforma inédita de telemedicina, capaz de interligar em tempo real e on line sinais vitais ao prontuário eletrônico do paciente pela WEB.

A Hospitalar – Feira Internacional de Produtos, Equipamentos, Serviços e Tecnologia para Hospitais, Laboratórios, Clínicas e Consultórios acontece de 5 a 8 de junho, no Expo Center Norte. O Incor estará no estande da Siemens (Pavilhão Verde – Rua I/J).