Inclusão digital estimula acesso a conteúdo educativo

Projeto é fruto de parceria entre Governo de SP e Fundação Padre Anchieta

qua, 03/02/2010 - 14h00 | Do Portal do Governo

Usuários dos programas de inclusão digital Acessa SP e Acessa Escola contam com mais um sistema de incentivo ao uso com qualidade da internet. O Governo de SP tornou-se parceiro do programa “Conexão Cultura”, iniciativa da Fundação Padre Anchieta que tem o objetivo de aproximar usuários de centros públicos e privados de acesso à internet a conteúdos relevantes.

O projeto consiste na instalação de um sistema em forma de barra. Ao abrir a página da internet, o usuário visualiza o aplicativo no canto esquerdo da tela que oferece links de acesso a conteúdos educativos, de formação profissional, e cultural, como o Itaú Cultural e o Sesc São Paulo. O programa de inclusão digital do governo paulista, por exemplo, tem dicas de informática publicadas em seu portal (www.acessasp.sp.gov.br) e minicursos online de temas variados.

O sistema já está em funcionamento em 39 postos do programa Acessa SP da Grande SP. O Acessa SP do Poupatempo São José do Rio Preto é o primeiro no interior paulista a contar com o Conexão Cultura – a unidade concentra o maior volume de atendimentos, com 6,3 mil acessos por mês, superado apenas pelo posto do Parque da Juventude, que realiza mais de 17 mil atendimentos no mesmo período.

Até o início de 2010, a meta é instalar o sistema nos terminais dos mais de 500 postos distribuídos pelo Estado, que totalizam 700 mil acessos por mês. Os 1,7 mil postos do Acessa Escola também terão o aplicativo. Com as parcerias já realizadas pelo Conexão Cultura, o sistema estará acessível para 6 milhões de potenciais usuários.

“A internet democratizou a informação. Além de oferecer a conexão gratuita à rede, o que é feito pelo Acessa SP, sabemos que é fundamental estimular o bom uso desta ferramenta. Por isso, entre outras ações desenvolvidas pelo programa para alcançar este objetivo, está a parceria com a Fundação Padre Anchieta, por meio do software Conexão Cultura”, afirma o secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo.

Clique aqui e conheça os postos do Acessa SP que já possuem o “Conexão Cultura”.

Sobre o Acessa SP

O Acessa SP é um programa de inclusão digital do Governo de São Paulo que atingiu marca superior a 43 milhões de atendimentos. Desde a sua fundação, em 2000, existem mais de 1,8 milhão de usuários cadastros. Ao todo, são 543 postos em funcionamento em 480 municípios, com 4.264 computadores e mais de mil monitores.

Nas unidades do programa, o usuário tem o acesso gratuito à internet banda larga em um período de 30 minutos por acesso. O uso é ilimitado. Ao término do tempo, basta apanhar uma nova senha e aguardar a vez. O programa Acessa SP está vinculado à Secretaria de Gestão Pública e é gerido pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo).

Sobre o Acessa Escola

Outro programa de inclusão digital do governo paulista é o Acessa Escola. Desenvolvido pelas Secretarias da Educação e de Gestão Pública, a iniciativa tem por objetivo promover a inclusão digital e social dos alunos, professores e funcionários das escolas da rede pública estadual. Ao todo, são mais de mil salas de informática e 200 mil usuários cadastrados. Juntos, o Acessa Escola e Acessa SP superam a marca de 46 milhões de atendimentos.

Da Secretaria de Gestão Pública