Incentivo: Secretaria desenvolve o turismo regional

Mais de 400 conselheiros regionais de turismo participaram do Programa de Qualificação

sex, 26/05/2006 - 13h53 | Do Portal do Governo

Cerca de 440 conselheiros regionais de turismo paulistas participaram do Programa de Qualificação em Planejamento Estratégico do Turismo, organizado pela Secretaria de Turismo e aplicado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Durante o evento, foi apresentado, em primeira mão, o novo portal da secretaria, que deve ser concluído em breve. A finalidade do programa é qualificar cada vez mais as pessoas envolvidas no setor. O objetivo é o incremento do turismo no Estado, que é o mais completo em potencialidades e atrativos turísticos do País. Foram ressaltados o papel e as atribuições dos Conselhos Regionais do Turismo Paulista, em favor do crescimento do segmento.

Algumas das palestras foram Marketing, Promoção e Divulgação do Turismo (apresentada pelo professor Adalberto Belloumini), Turismo no Cenário Macroeconômico (professor Marcos Cintra, vice-presidente da FGV), Destinos e Roteiros Turísticos (José Zuquim, presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo – Braztoa) e Planejamento Estratégico do Turismo (professor Marcus Torquato).

O planejamento e as ações dos conselhos regionais e a produção do material de orientação para as atividades futuras desses organismos estiveram na pauta. Durante parte dos trabalhos, os conselheiros se reuniram por macrorregiões estaduais, debatendo e analisando (sob a orientação de professores da FGV) planejamentos estratégicos em turismo.

Órgãos querem desenvolver atividade turística

São Paulo tem oito conselhos regionais de turismo, um para cada macrorregião na qual foi dividido o Estado. Criados em março pela Secretaria de Turismo, esses órgãos públicos, de caráter consultivo e deliberativo, têm o propósito de organizar e promover o crescimento da atividade. A constituição dos conselhos regionais é uma decorrência do Programa Jornadas de Desenvolvimento do Turismo Paulista, que deu prioridade à interiorização e regionalização, por intermédio de gestão descentralizada. A partir de agora, todos os planos, programas e projetos relacionados ao turismo regional devem ser analisados, coordenados e organizados por tais órgãos. Eles devem encaminhar ao Conselho Estadual de Turismo todas as sugestões para melhoria do desempenho da atividade.

É tarefa dos conselheiros é estimular ações de conscientização sobre as potencialidades do turismo, visando ao desenvolvimento socioeconômico, à geração de emprego e renda, e à melhoria da qualidade de vida da população. Promover a criação de novos conselhos municipais de turismo e prestigiar os que já atuam também são prerrogativas dos conselhos regionais.

Da Agência Imprensa Oficial