Inaugurado novo núcleo do Procon-SP

Localizado em São José dos Campos, a regional do Ipem-SP atenderá 41 municípios, para verificar instrumentos de medição, tais como balanças, taxímetro, bombas de combustível, dentre outros.

ter, 21/12/2010 - 14h00 | Do Portal do Governo

A inauguração foi realizada nesta segunda-feira (20/12), às 11h, com a presença do secretário da Justiça, Ricardo Dias Leme, além do diretor do órgão, Roberto Pfeiffer, e do superintendente do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), Fabiano Marques de Paula. Também estiveram na cerimônia o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São José dos Campos, Rodrigo Canelas, e o coordenador do Procon da cidade, Sérgio Werneck.

Para Ricardo Dias Leme, a inauguração do Núcleo Regional da Fundação Procon-SP – novo vizinho da Delegacia de Ação Regional (DAR) do Ipem-SP em São José dos Campos, à Avenida Olívio Gomes, 100, Santana, ao lado do parque da Cidade – dá continuidade do trabalho de integração das duas instituições. “Ipem e Procon são órgãos que se complementam, um cuida de questões metrológicas e outro da defesa do consumidor. Esse escritório que dará suporte técnico aos Procons municipais só ampliará o trabalho realizado na região”, afirma o secretário da Justiça.

Superintendente do Ipem-SP, Fabiano Marques de Paula, parabeniza a Fundação Procon por concretizar a estratégia de aumentar sua presença no interior. “Foi muito bom contribuir para a instalação do novo núcleo, agora vizinho de parede com o Ipem, com a possibilidade de ações conjuntas para combater as irregularidades e proteger o consumidor”.

Fabiano explica, ainda, que no próximo ano será inaugurado mais um núcleo do Procon, desta vez em Campinas, em espaço cedido pelo Ipem e aproveita para agradecer ao engenheiro do Ipem, Eugênio Tavares Guerra, que foi um dos responsáveis pela estruturação do espaço inaugurado em São José dos Campos. O superintendente do instituto agradeceu também a presença do diretor Administrativo, Alexandre Modonezi e do responsável pelo centro de Transportes do órgão, Marcos Vinicius Corrêa de Souza.

A regional do Ipem-SP em São José dos Campos atende 41 municípios, para verificar instrumentos de medição, tais como balanças, taxímetro, bombas de combustível, dentre outros, e produtos pré-medidos (pesados e medidos sem a presença do consumidor). A DAR da cidade possui um laboratório de produtos pré-medidos que, ao serem coletados nos municípios atendidos pela regional, são encaminhados ao laboratório para realizar exames que identificam se as informações indicadas nas embalagens correspondem à quantidade de produto que o consumidor adquire.

Em caso de dúvidas, reclamações ou denúncias, o consumidor pode recorrer ao serviço da Ouvidoria do Ipem pelo telefone 0800 0130522 de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br.

No site www.ipem.sp.gov.br, além de informações sobre toda a legislação metrológica e da qualidade vigentes no país, estatísticas de fiscalização, orientações ao cidadão e empresários, o interessado pode levantar detalhes das ações diárias do instituto.

Do Ipem-SP