Inauguradas duas feiras livres em conjuntos habitacionais da CDHU

Idéia é é levar produtos com garantia de qualidade e preços baixos à população

sex, 05/10/2007 - 15h00 | Do Portal do Governo

Moradores dos conjuntos da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) Encosta Norte e Itajuíbe, em São Miguel Paulista, têm agora uma nova opção para comprar alimentos e utensílios domésticos a preços acessíveis. Foram inauguradas na região duas feiras livres, resultado de parceria entre a Secretaria de Estado da Habitação, por meio da CDHU, e o Departamento de Políticas de Abastecimento da Prefeitura de São Paulo (ABAST).

O projeto visa atender não apenas mutuários da Companhia, mas também famílias que residem próximo a esses conjuntos. Além dessas novas feiras, outras duas já funcionam no bairro de Guaianazes. O objetivo é levar produtos com garantia de qualidade e preços acessíveis para perto dos moradores que, na maioria dos casos, têm de locomover-se por longas distâncias para comprá-los. Por isso, o projeto tem como foco atender regiões periféricas de alta vulnerabilidade socioeconômica, como é o caso dos conjuntos Encosta Norte e Itajuíbe.

Nessa parceria, a CDHU é responsável pela divulgação nas comunidades, mobilização e envolvimento de lideranças e de síndicos no projeto, bem como apoiar os feirantes e oferecer estrutura de sanitários. A ABAST, por sua vez, trata da articulação com a Subprefeitura para alteração de itinerários de ônibus no dia de realização das feiras, da adesão de feirantes, concessão de licenças e da fiscalização.

Em virtude do sucesso do projeto, as equipes da CDHU e ABAST trabalham para criar uma rede de segurança alimentar em outros conjuntos da Companhia. Os feirantes inscritos são beneficiados com a isenção de taxas durante os três primeiros meses de trabalho, em caráter experimental. A estimativa é que nos próximos doze meses, outras trinta novas feiras estejam funcionando na Capital.

Da CDHU