Inaugurada em Botucatu 18ª Agência Ambiental Unificada do Estado

Cerimônia contou com presença do secretário Xico Graziano e de sete prefeitos da região

qua, 26/03/2008 - 21h08 | Do Portal do Governo

Ao inaugurar a 18ª Agência Ambiental Unificada do Estado, em Botucatu, o secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, ressaltou a importância do trabalho conjunto, reunindo atividades antes dispersas nos diversos órgãos que integram o sistema. “O trabalho de fiscalização e licenciamento ambientais está ficando mais rápido, transparente e rigoroso”, salientou.

O processo de unificação das atividades desenvolvidas pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental  (Cetesb) e Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais (DEPRN) vai resultar na criação de Agência Ambiental Paulista, que vai concentrar a atuação dos órgãos vinculados à Secretaria do Meio Ambiente nas ações de planejamento, fiscalização, licenciamento e educação ambiental. No total serão instaladas 56 agências em todo o Estado, até o final de 2008.

A inauguração contou com a participação dos prefeitos dos municípios de Bofete, Pardinho, Pereiras, Tietê, Botucatu, Torre de Pedra e Anhembi, representantes da SOS Cuesta do Botucatuv, lideranças políticas e comunitárias.

“A região de Botucatu terá os projetos de licenciamento e as ações de fiscalização agilizadas e um melhor atendimento à comunidade”, explicou Otávio Okano, diretor de Controle de Poluição Ambiental da Cetesb. Para o representante do DEPRN, Antônio Luiz lima de Queiroz, “o meio ambiente não é dividido e, por este motivo, o trabalho ambiental necessita de uma visão global que a unificação irá proporcionar”.

A nova agência, situada na Rua João Mourato Conceição, 525, no Bairro de Vila Maria, atenderá a 14 municípios, uma população de 285.469 habitantes e uma área de 5.470 km2. Os responsáveis serão Raphael Pinheiro de Magalhães, pelo DEPRN, e Carlos Ogane, pela Cetesb.

Da Secretaria do Meio Ambienta

(I.P.)