Inaugurada em Atibaia a 25ª Agência Ambiental Unificada no Estado

Nova agência terá como área de influência 10 municípios das regiões de Atibaia e Bragança Paulista

sáb, 04/10/2008 - 15h05 | Do Portal do Governo

A mais nova Agência Ambiental Unificada do sistema de meio ambiente do Estado, inaugurada na última quinta-feira, 2, no município de Atibaia, será coordenada por um técnico ligado à chamada “área verde”, com larga experiência nas atividades voltadas à área de vegetação e de preservação dos recursos naturais. Antonio Carlos Bordignon, agrônomo de profissão, terá a missão de integrar as equipes da CETESB e do DEPRN, para um trabalho conjunto voltado para o melhor atendimento nos processos de licenciamento e de fiscalização e controle.

“Estamos vivenciando uma mudança de paradigma, que marca um novo modelo de gestão ambiental e de cultura institucional, integrando as equipes para fazer frente aos desafios de modelos de desenvolvimento diferenciados”, afirmou Fernando Rei, presidente da agência ambiental paulista, ao comentar a indicação de Bordignon como gerente da 25ª agência unificada entregue pelo Governo, de um total de 56 unidades previstas.

A nova agência foi instalada à Avenida 9 de Julho, 266 e terá como área de influência 10 municípios da região de Atibaia e Bragança Paulista, que ainda passam por transformações desde a duplicação da rodovia Fernão Dias e suas implicações em termos ambientais, sobretudo com relação aos recursos hídricos, tendo em vista a importância ambiental da região que abriga as nascentes dos rios formadores da bacia Piracicaba/Capivari/Jundiaí, de fundamental importância para o desenvolvimento das regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas.

“Além da questão da água, a região abriga 35 mil hectares de área com vegetação nativa que precisa ser preservada”, observou Renata Ramos, diretora do Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais. Estarão sob influência da nova agência os municípios de Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Joanópolis, Nazaré Paulista, Pedra Bela, Pinhalzinho, Piracaia, Tuiuti e Vargem.

O evento de instalação oficial da nova agência foi prestigiado pelo prefeito de Atibaia, José Roberto Tricoli. Também estiveram presentes o diretor de Controle de Poluição Ambiental da CETESB, Marcelo Minelli e Marcia Calamaris, do DEPRN Centro Regional I, além de gerentes e técnicos das agências e escritórios do DEPRN da região.