Inaugurada Agência Ambiental Unificada de Votuporanga

É a 16ª agência a ser unificada no Estado

sex, 29/02/2008 - 14h19 | Do Portal do Governo

Os técnicos da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB) e do Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais (DEPRN) passam a trabalhar de forma integrada na nova Agência Ambiental Unificada de Votuporanga, inaugurada nesta quarta-feira, 27. Votuporanga corresponde à 16ª agência ambiental unificada inaugurada no estado.

Segundo Renata Ramos, diretora do DEPRN, cada região do Estado possui seus próprios desafios. “O principal desafio da região de Votuporanga é recuperar as áreas degradadas e as matas ciliares”, afirmou. Para Otávio Okano, diretor de Controle de Poluição Ambiental da CETESB, a agência unificada é essencial para o crescimento da agilidade dos processos de licenciamento. “A unificação proporciona o entrosamento das equipes técnicas que estavam espalhadas por todo o Estado”, declarou.

Para o secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, o governo do Estado está avançando na descentralização do licenciamento ambiental, priorizando as questões de cada bacia hidrográfica. “Com a unificação das equipes da CETESB e do DEPRN, seremos mais ágeis, mais transparentes e ainda mais rigorosos nas questões de licenciamento ambiental”, anunciou.

Para o prefeito municipal de Votuporanga, Carlos Eduardo Pignatari, a unificação vai contribuir para a diminuição da burocracia de todo o Estado. “Além de desburocratizar os processos, a unificação vai encurtar distâncias”, concluiu.

As equipes da CETESB e do DEPRN também passam a trabalhar ao lado do pelotão da Polícia Militar Ambiental, o que facilitará também no trabalho de fiscalização dos três órgãos.

Da Cetesb

(I.P.)