Imprensa Oficial relata experiências de Certificação Digital no CertForum

Emissão de certificados para Legislativo paulista e de crachás funcionais estão entre os trabalhos

qua, 20/08/2008 - 12h01 | Do Portal do Governo

Com a utilização da Certificação Digital desenvolvido pela Imprensa Oficial, 3 toneladas de papel deixaram de ser consumidas todos os meses na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Além da economia, essa ação poupa 45 árvores, informou a diretora do Departamento de Informática e Desenvolvimento Organizacional da Assembléia, Maria de Fátima Porcaro, durante palestra na sexta edição do Fórum de Certificação Digital (6º. CertForum). Mais de mil pessoas se inscreveram para participar do evento realizado no auditório do Hotel Renaissance, em São Paulo.

Primeira palestrante do dia, a diretora destacou que o Legislativo paulista foi o primeiro a adotar a ferramenta que “traz segurança, confiabilidade, integridade e agilidade na tramitação de processos legislativos”. A Imprensa Oficial apresentou outra experiência pioneira no uso de certificado digital, o desenvolvimento dos crachás dos funcionários que reúnem num único cartão identificação visual e lógica e controle de acesso físico e certificação digital.

O 6º. CertForum foi aberto pelo diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), idealizador do evento, e pelo presidente da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmara-e.net), responsável pela organização. O fórum propicia trocas de experiências, compartilhamento de conhecimento, realização de negócios e debates sobre o futuro da certificação digital, enumerou o diretor-presidente do ITI, Renato Martini.

Experiência em certificação

O presidente da Imprensa Oficial, Hubert Alquéres, em vídeo de apresentação da empresa, disse que a instituição hospeda o site do governo paulista e cuida de todas as operações que envolvem a produção do Diário Oficial. Destacou que a Imprensa é a primeira empresa pública certificadora, a única que possui ISO 9001, é a Autoridade Certificadora dos três níveis administrativos (municipal, estadual e federal), desde 2003. Entre os clientes, enumerou a Assembléia, as secretarias da Fazenda e da Educação, banco Nossa Caixa e particulares. Afirmou, ainda, que a Certificação Digital é uma ferramenta “poderosa e competente para garantir a segurança nas transações da Internet que faz parte da vida das pessoas e das empresas”.

O encontro ocorreu pela primeira vez em São Paulo e é considerado preparatório para a edição de Brasília, agendada para novembro. Na platéia, empresários, especialistas, acadêmicos, fornecedores de soluções de hardware e software acompanharam as palestras sobre os usos e benefícios proporcionados pela certificação e pelas novas tecnologias.

Em sua palestra A Expansão da Certificação Digital no Estado de São Paulo, Maria de Fátima disse que a ferramenta desenvolvida pela Imprensa Oficial é utilizada no Correio Eletrônico, Notícias/e-clipping e nos processos legislativos. Disse que o processo começou há dois anos e tem obtido aceitação dos usuários. Já foram distribuídos 140 certificados na Assembléia. A previsão é que a partir deste mês a ferramenta esteja disponível para os 94 deputados, chefes de gabinete e diretores da área administrativa.

Padrão internacional

“Com o sistema, será possível que um mesmo documento seja assinado por todos os deputados ao mesmo tempo”, reforça Maria de Fátima. A diretora exibiu vídeo em que destaca os benefícios trazidos pela Certificação Digital e mostra até o calo no dedo do presidente da Assembléia de tanto assinar documentos. Entre outros usos, diz que a ferramenta permite que os integrantes da Assembléia assinem propostas legislativas e processos administrativos, como nomeação e exoneração e sistema de coleta de notícias sobre a Assembléia.

O gerente de produtos de tecnologia da Imprensa Oficial, Márcio Lopes Moreira, relatou a experiência da empresa na emissão de crachás funcionais com certificação digital na palestra Identificação Funcional com Certificação Digital ICP-Brasil. Disse que a iniciativa de disseminar a ferramenta “dentro de casa” foi um desafio porque incluiu toda a administração e os funcionários da gráfica. Afirmou que o cartão de identificação pessoal, que segue padrão daqueles utilizados pelo governo dos EUA, foi “muito bem aceito”.

Márcio Moreira destacou que os funcionários “mostram com orgulho o crachá com certificação digital porque permite estar inserido no mundo tecnológico”. Assegurou que o sucesso do projeto se deveu à cooperação de quase todos os setores da empresa, à comunicação, à divulgação e à confecção de cartilhas para que todos os mais de mil empregados “recebessem bem a nova tecnologia que traz grande mudança de cultura”.

A experiência da Imprensa Oficial em certificação digital começou em 2001 com a digitalização das edições do Diário Oficial, publicadas a partir de 1891. Hoje tem um dos maiores acervos públicos digitalizados do Brasil, com 7 milhões de páginas e 1,2 terabyte de informações. De 2002 até este ano, a empresa contabiliza quase 170 mil certificados. Informatizada, hospeda o site do Executivo paulista, desenvolve sites e produtos ligados ao universo da informática e como autoridade oficial do governo confere autenticidade aos documentos que trafegam pela internet.

Claudeci Martins, da Agência Imprensa Oficial

(M.C.)