Imprensa Oficial participa do Salão de Humor em Piracicaba

35ª edição do evento acontece entre 30 de agosto e 12 de outubro

qua, 27/08/2008 - 12h01 | Do Portal do Governo

Os melhores cartuns, charges, caricaturas, tiras e trabalhos de vanguarda dos mais representativos artistas da 34ª edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, realizado em 2007, foram reunidos e integram agora o catálogo que a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e o Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba lançam nesta quarta-feira, 27, a partir das 19 horas, na Livraria Sobrado (Avenida Moema, 493), em São Paulo.

O lançamento ocorre às vésperas do 35º Salão, marcado para o período de 30 de agosto a 12 de outubro. Este é um dos principais eventos do universo das artes gráficas, da indústria editorial e das HQs do mundo e na edição passada contou com a participação recorde de 1.703 trabalhos de artistas de 45 países.

Fatos do dia-a-dia como o erro de um político, um crime ambiental ou um acidente aéreo não escapam ao olhar do artista. Neste catálogo estão os 273 trabalhos premiados por um júri de peso que contou, na primeira etapa de seleção, com Alcy, Fausto Longo, Jal, Luiz Ge, Manga, Paulo Causo e Sonia Luyten. Para escolher os melhores, foram convocados Xaquin Marin, desenhista, cronista gráfico e diretor do Museo de Humor de Fene (Espanha); Marlene Pohe , cartunista e presidente da FECO – Federation of Cartoonists Organisations (Alemanha); Ana van Reuber, cartunista (Argentina); Gualberto Costa, também cartunista (Brasil); Zélio Alves Pinto; Álvaro de Moya e Ricardo Viveiros, presidente daquela edição.

Ao final da obra encontram-se fotografias da festa de entrega do Troféu Zélio para o humorista Chico Anysio; do lançamento do catálogo da 33ª edição, das mostras paralelas e dos vencedores do Salãozinho do Humor; além de reproduções de matérias sobre o Salão veiculadas pela imprensa e o índice com o nome de todos os artistas vencedores.

“Desde a 30ª edição, a Imprensa Oficial é parceira do Salão de Humor na publicação de seu catálogo e essa iniciativa faz jus a nossa linha editorial de preservar a memória e a cultura, garantindo que informações de interesse público não se percam”, comentou Hubert Alquéres, presidente da Imprensa Oficial.

“A confecção consecutiva do catálogo de cada um dos salões que se vai deixa o rastro daquilo que foi a edição passada, com suas peculiaridades, e remete a imaginação para o vindouro”, diz Zetti Araujo, diretora do Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba, entidade organizadora da festa.

Ricardo Viveiros, presidente da 34ª edição, deixa um lembrete aos leitores: “Nunca se esqueçam de que ‘rir é o melhor remédio’. Em especial quando esses maravilhosos artistas do traço e da troça nos fazem rir com absoluta consciência da realidade”.

Serviço

Catálogo do 34º Salão Internacional de Humor de Piracicaba

Imprensa Oficial do Estado de S. Paulo / Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba

136 páginas

R$ 45,00

Da Imprensa Oficial