Imprensa Oficial participa de fórum sobre certificação digital

Empresa apresenta projetos bem-sucedidos nesta quinta, 14

qua, 13/08/2008 - 17h49 | Do Portal do Governo

O CertForum – Fórum de Certificação Digital reunirá empresas e usuários em encontro preparatório para edição de Brasília, a ser realizada em novembro. A Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, autoridade certificadora oficial do governo do Estado de São Paulo, é um dos destaques da programação e  apresentará dois projetos bem-sucedidos de uso da certificação digital.

Primeira empresa pública certificadora, a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo apresentará suas experiências pioneiras em fornecer certificados digitais para a Assembléia Legislativa de São Paulo e em reunir em um único cartão funcionalidades como identificação visual, identificação lógica e acesso físico na etapa paulista do 6º CertForum – Fórum de Certificação Digital, no dia 14 de agosto, no Hotel Renaissance (Alameda Santos, 2233), em São Paulo.

O CertForum é o maior evento sobre certificação digital da América Latina e está marcado para os dias 4, 5 e 6 de novembro, em Brasília, sede das edições anteriores. A novidade é que pela primeira vez empresas da área se reunirão previamente em São Paulo para apresentar suas experiências de sucesso e discutir meios e oportunidades para a crescente adoção da tecnologia. Entre os temas em debate, NFe (nota fiscal eletrônica)/ e-Gov (governo eletrônico); Saúde; Bancos e Seguros; e ROI (retorno sobre o investimento) e Sustentabilidade: Benefícios da Certificação Digital (aplicativos). A realização é do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e organização da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net).

“Participar do CertForum é importante para a Imprensa Oficial. É a oportunidade de debater esse mercado novo e fascinante e mostrar o  que estamos desenvolvendo nessa área, permitindo a evolução dos processos na forma eletrônica com validade jurídica, diminuindo custos, aumentando a transparência das informações ao cidadão e proporcionando a disseminação desta tecnologia nas demais áreas do governo”, comenta Hubert Alquéres.

Ele destaca ainda a preservação do meio ambiente, uma vez que possibilita a redução do uso do papel. A empresa é a Autoridade Certificadora Oficial do Governo do Estado de São Paulo, responsável por emitir certificados digitais, e única a atender os requisitos da norma internacional de qualidade ISO 9001:2000.

A Imprensa Oficial fará a abertura do primeiro painel, sobre NFe / e-Gov, às 10 horas. Para falar sobre a Expansão da certificação digital nos estados e municípios, a empresa convidou a diretora do Departamento de Informática e Desenvolvimento Organizacional da Assembléia Legislativa, Fátima Porcaro.

Em maio deste ano, a ALESP tornou-se a primeira Assembléia Legislativa do país a contar com esse sistema, que garante segurança, transparência e agilidade na tramitação de processos internos. O novo sistema fornecido pela Imprensa Oficial será usado pelos 94 deputados da casa, chefes de gabinete e diretores da área administrativa e permitirá, por exemplo, que o mesmo documento seja assinado por todos os deputados ao mesmo tempo.

Nesta primeira etapa, serão 140 kits compostos de smart card, leitor de smart card e certificado digital tipo e-CPF no padrão ICP Brasil.

No painel ROI e Sustentabilidade: Benefícios da Certificação Digital (aplicativos), às 16h15,  o gerente de produtos de tecnologia da Imprensa Oficial, Marcio Moreira, apresentará o projeto lançado em abril deste ano: os crachás dos funcionários reúnem, no mesmo cartão, identificação visual, identificação lógica e acesso físico. 

Em sua palestra Identificação Funcional com Certificado Digital ICP-Brasil , ele apontará as vantagens desta mudança e dos desafios para o uso da certificação digital numa empresa com as características da Imprensa Oficial – são mil funcionários trabalhando nas mais diversas áreas, da gráfica ao escritório. 

Da Imprensa Oficial