Imprensa Oficial lança roteiro de filme de Bruna Lombardi

O Signo da Cidade é mais um título da Coleção Aplauso

ter, 22/01/2008 - 10h18 | Do Portal do Governo

O roteiro de O Signo da Cidade, de Bruna Lombardi, que a Imprensa Oficial do Estado publica na Coleção Aplauso, deixa clara a predileção da autora por histórias que transcorrem na megalópole, principalmente aquelas que dizem respeito à vida privada de cidadãos anônimos.

O livro será lançado na quarta-feira, 30, às 19 horas na Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos (Av. Nações Unidas, 4777, telefone : (11) 3024-3599).

A história reúne um mosaico de personagens que se cruzam no programa noturno de rádio da astróloga Teca, espécie de conselheira sentimental que acaba se envolvendo com as histórias alheias, enquanto ela mesma vive um período de vácuo amoroso e de revisão da própria história familiar. Entre acasos, desencontros, descobertas e conflitos, na luta para sair da solidão e atingir a redenção, os personagens descobrem o poder transformador da solidariedade.

A galeria de tipos, comuns e ao mesmo tempo extraordinários, imaginados pela roteirista, tem um herói anônimo; um golpista; um tipo normal – que só quer trabalhar e ser feliz; jovens deslumbrados com a idéia da fama; jovens atormentados pela estranheza da vida; um homem que está morrendo; uma criança que vai nascer; uma mulher que leva seu trabalho a sério; uma amiga para quem a falta generalizada de ética justifica a traição e a mentira.

As múltiplas histórias que convergem no programa radiofônico e no consultório da astróloga acabam se enredando em uma única teia. Para transmitir cinematograficamente essa idéia, Bruna Lombardi resolveu criar cenas curtas e ágeis, alinhavadas pela voz e pelos conselhos de Teca.

Segundo a roteirista, foi trabalhoso criar essas vidas cruzadas, caracterizar a conexão entre os personagens. Enquanto escrevia o roteiro, vivia perguntando a si mesma: “Como posso fazer a cena ficar na essência? Como posso ter ação rápida? Como posso tirar tudo que não pertence àquela cena? Os personagens me guiam. Eles vão se perdendo nesses vínculos afetivos e eu tenho que me esforçar para segui-los”, afirma.

O título do filme reforça a idéia de espiritualidade, valor representado principalmente por Teça. “O conceito básico do título é que estamos debaixo do signo dessa cidade, regidos por seu peso. O céu da cidade se mexe e cria os dramas que se escondem atrás da janela dos apartamentos. Para mim, essa idéia remete à espiritualidade, à busca do homem que olha para o céu e pergunta aos deuses se são eles que nos guiam, o quanto é livre escolha, o quanto já está escrito.

Remete a essa forma de religiosidade, que iguala a todos nós, e que consiste em olhar para o infinito, para essa coisa maior, tentar compreender o que não tem resposta, sentir a existência do invisível e se fazer essas perguntas”, diz Bruna.

Exibido na Mostra Internacional de São Paulo do ano passado e em outros festivais, como o de Brasília, no qual recebeu o prêmio de melhor filme do júri popular, O Signo da Cidade entrou em cartaz no dia 25 de janeiro em São Paulo. Com direção de Carlos Alberto Riccelli, o filme tem no elenco Bruna Lombardi (Teca), Juca de Oliveira (Aníbal), Juca de Oliveira, Eva Wilma (Adélia), Denise Fraga (Lydia), Graziella Moretto (Mônica) e Malvino Salvador (Gil), entre outros. 

Serviço

O Signo da Cidade

Bruna Lombardi

Coleção Aplauso

Imprensa Oficial do Estado de São Paulo

200 páginas

R$ 15,00