Imprensa Oficial lança livros ‘Diário da Navegação de Teotônio José Duarte’ e ‘Acervos do Museu Paul

Lançameto acontece nesta quinta-feira, dia 19

qua, 18/04/2001 - 15h00 | Do Portal do Governo

Lançameto acontece nesta quinta-feira, dia 19

A Imprensa Oficial do Estado, a Edusp e o Museu Paulista da USP convidam para o lançamento dos livros Diário da Navegação de Teotônio José Duarte e Acervos do Museu Paulista/USP, no próximo dia 19 de abril (quinta-feira), às 19 horas, no Museu Paulista da USP, no Parque da Independência, Ipiranga.

Organizado pelos professores Jonas Soares de Souza e Miyoko Makino, o Diário da Navegação, escrito pelo sargento-mor português Teotônio Juzarte entre 1769 e 1771, é uma narrativa minuciosa do cotidiano de fome e desconforto vivida por sua expedição, de 36 embarcações, que partiu do porto de Araritaguaba, atual Porto Feliz, interior de São Paulo, em direção à Praça Nossa Senhora dos Prazeres do Iguatemi, às margens do rio do mesmo nome, no atual Estado do Mato Grosso do Sul.

A viagem através do rio Tietê, cujo objetivo era colonizar a região, durou dois meses. A frota comandada por Juzarte transportava quase 800 pessoas e animais domésticos.

Editada em parceria com a Edusp, Diário da Navegação, de 468 páginas (R$ 70,00), faz parte da Coleção Uspiana, de 12 títulos, concebidos a partir do acervo dos quatro museus da USP. Reflete sobre os 500 Anos do Descobrimento do Brasil com análises e pesquisas. No ano passado, foram publicados sete livros, entre eles, Bibliotheca Universitatis – Acervo Bibliográfico da Universidade de São Paulo, A Plumária Indígena Brasileira,

A Travessia da Calunga Grande – Três Séculos da Imagem sobre o Negro (1637 a 1899) e Guia dos Museus Brasileiros e O Olho da Consciência- Juízos Críticos e Obras Desajuízadas, com textos do jornalista Arnaldo Pedroso D´Horta reunidos por sua filha Vera D´Horta e que acaba de receber o prêmio da Associação Brasileira de Críticos de Teatro (ABCA) na Categoria Pesquisa Publicada.

A Coleção será completada este ano com Diário de Navegação de Teotônio José Duarte, Peixes do Rio Negro, Coleção Mário de Andrade – Imagens Religiosas e Objetos Populares, 500 Anos de Engenharia no Brasil e O Patrimônio Ambiental do Brasil – Avaliação e Perspectivas.

Acervos do Museu Paulista, de 128 páginas (R$ 22,00) também é uma co-edição. Tem a coordenação geral de José Sebastião Witter e organização de Heloisa Barbuy e Solange Ferraz de Lima. Retrata parte do acervo do Museu, cujo acervo é formado por mais de 125 mil peças, entre objetos, iconografia e documentação arquivística, do seiscentismo até meados do século XX. O edifício-monumento foi erguido em 1890 para celebrar a proclamação da Independência da República, em 1822. A demora deveu-se à falta de verbas e a desentendimentos quanto ao tipo de edificação a ser construída. Hoje, o Museu é uma instituição científica, cultural e educacional.