Imprensa Oficial lança livro com textos de Luiz Gama

Livro reúne, pela primeira vez, cerca de quarenta textos integrais de Gama, muitos deles inéditos

qua, 17/08/2011 - 20h00 | Do Portal do Governo

Na história recente, Luiz Gama é lembrado como o redentor dos escravos. Mas sua trajetória foi além: menino negro, nasceu livre em 1830. Aos 10 anos foi vendido como escravo pelo próprio pai e só a partir dos 17 aprende a ler e a escrever. Protagonizando uma trajetória singular, conquista a liberdade e a palavra: torna-se escritor, poeta, jornalista, advogado, ativista abolicionista e republicano.

Para resgatar as contribuições literárias, culturais e políticas desse intelectual negro brasileiro do século XIX, o único a ter sofrido a escravidão, a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo lança Com a Palavra, Luiz Gama – Poemas, Artigos, Cartas, Máximas. O lançamento do livro foi incluído na programação da Secretaria de Estado da Cultura em comemoração ao Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes, declarado este ano pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Com organização, apresentações e notas da professora e pesquisadora Ligia Fonseca Ferreira, o livro reúne, pela primeira vez, cerca de quarenta textos integrais de Gama, muitos deles inéditos. O volume é enriquecido também por um conjunto de artigos e ensaios a ele dedicados por seus contemporâneos, publicados na imprensa paulista e  carioca, textos que em sua maioria permanecem até então desconhecidos.  Resgata-se, assim, em sua originalidade, o pensamento e a obra desse revolucionário em seu tempo, além de contextualizá-los no conturbado momento pré-abolicionista e pré-republicano que agitou São Paulo e o Brasil. “Dentro e fora do mundo acadêmico cresce o número de trabalhos e discursos sobre Luiz Gama. Essa constatação motivou-me a organizar o livro e oferecer a pesquisadores, professores, estudantes e ao público em geral a possibilidade de ler, na íntegra, a palavra de Gama. Ao longo do tempo, sua palavra foi empobrecida, quando não silenciada, por trabalhos pouco fidedignos e interpretações simplistas ou equivocadas”, explica Ligia Ferreira. 

Para a autora, foram se esmaecendo as múltiplas facetas de um Luiz Gama que fez uso de vários gêneros de escrita e de canais de comunicação. Autodidata, tornou-se um intelectual apurado, autor de sátiras sociais e políticas, fundador e redator de jornais e periódicos, combativo antimonarquista, popular conferencista, membro da Maçonaria, advogado provisionado, exímio comunicador. “Quando analisamos os escritos de Luiz Gama, observamos que o seu discurso é atual e vibrante, além de ilustrar sua voz pioneira, sua enorme erudição e coerência política”, afirma a pesquisadora. 

Fábio Konder Comparato, professor emérito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, no prefácio do livro, ressalta quanto Gama foi além das causas abolicionistas: “Praticamente sozinho, logrou livrar do cativeiro ilegal mais de quinhentos negros – fato sem precedentes na história mundial da advocacia. Mas, sobretudo, Luiz Gama, muito mais que qualquer abolicionista brasileiro, não hesitou em desmascarar pela imprensa – o grande instrumento de contrapoder da época – a falsidade de nossas pretensas elites”. 

Com a Palavra Luiz Gama – Poemas, Artigos, Cartas, Máximas é dividido em seis capítulos, cada um deles com um texto explicativo da autora. Nos três primeiros estão reunidos os poemas, os artigos e as cinco cartas endereçadas ao filho e a amigos de Gama. O quarto capítulo traz uma seleção de artigos veiculados na imprensa paulista com a repercussão da sua morte, ocorrida em 24 de agosto de 1882. Uma seleção de textos sobre Gama, escritos por personalidades como os futuros fundadores da Academia Brasileira de Letras Lúcio de Mendonça e Valentim Magalhães, aprofunda aspectos de sua personalidade, de seu engajamento na luta pela igualdade e pelos direitos civis e de sua atuação política. Por meio das máximas que encerram o volume, os leitores têm a oportunidade de descobrir mais um aspecto de Gama, com reflexões filosóficas e morais sobre vários temas. O livro contém ainda mais de trinta ilustrações.
 
Sobre Luiz Gama (1830 – 1882)

Nasceu em Salvador, Bahia. É filho de uma quitandeira africana livre, Luiza Mahin, e de um fidalgo pertencente a tradicional família baiana, cujo nome ele nunca revelou. Aos 10 anos é vendido como escravo pelo próprio pai, arruinado pelo jogo. Aos 17 anos aprende a ler e a escrever com um estudante pensionista de seu senhorio. Um ano depois, foge e consegue sua
 
liberdade. Alista-se na Guarda Municipal e por doze anos trabalha na Secretaria de Polícia de São Paulo. Em 1859 publica a primeira edição de seu único livro: Primeiras Trovas Burlescas de Getulino, em São Paulo. Em 1864, ao lado do caricaturista Ângelo Agostini, funda o semanário Diabo Coxo. Colabora também no periódico humorístico Cabrião. Cria uma escola para crianças e adultos e funda a primeira biblioteca popular. Passa a exercer intensa atividade na imprensa. Como advogado, liberta centenas de cativos. Torna-se defensor dos ideais republicanos cujo partido, em São Paulo, ajudou a fundar. É patrono da cadeira nº 15 da Academia Paulista de Letras.
 
Sobre Ligia Fonseca Ferreira

Bacharel em Letras e Linguística pela Universidade de São Paulo, doutorou-se em Letras pela Universidade de Paris III – Sorbonne com a tese sobre a vida e a obra de Luiz Gama. Organizou, como trabalho pioneiro, a reedição crítica das Primeiras Trovas Burlescas de Luiz Gama e Outros Poemas. Tem vários capítulos de livros e artigos publicados no Brasil e no exterior sobre este tema e outros assuntos relacionados. Atualmente é docente do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Paulo – Unifesp.
 
Sobre a Editora Imprensa Oficial

Inserindo-se com destaque no mercado editorial, nos últimos dez anos a Editora Imprensa Oficial produziu 876 títulos em coedição, 81 obras com selo próprio e 276 livros da Coleção Aplauso. O reconhecimento à qualidade gráfica e editorial rendeu inúmeros prêmios, com destaque aos 40 Jabuti, outorgados pela Câmara Brasileira do Livro, incluindo dois Livros do Ano, também da CBL; o Clio de História, da Academia Paulista de História; Prêmio Colar do Centenário, do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo; o Prêmio Sergio Milliet, da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA), vários prêmios Excelência Gráfica Fernando Pini, da Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG), considerado o mais importante em qualidade gráfica do País; prêmio Literário Fundação Biblioteca Nacional (FBN), entre outros.

Serviço
Lançamento de Com a Palavra, Luiz Gama – Poemas, Artigos, Cartas, Máximas
Data:
22 de agosto | segunda-feira
Hora: a partir das 19h
Local: Casa das Rosas – Avenida Paulista, 37 – São Paulo

Da Imprensa Oficial