Imprensa Oficial lança 38 novos títulos da Coleção Aplauso

Coleção chega à sua 200ª obra e ganha a série Música

qua, 28/10/2009 - 16h23 | Do Portal do Governo

Atualizado em 3 de novembro às 13h45

O governador José Serra participou da cerimônia de lançamento dos 38 novos títulos da Coleção Aplauso, organizada e publicada pela Imprensa Oficial, na última quarta-feira, 28, na capital paulista. Com as novas obras, a Coleção chega ao seu 200º título em apenas cinco anos existência. “É realmente uma coleção de lazer, cultural e de memória. Uma inovação que a Imprensa Oficial do Estado fez, ganhou vida, está se expandindo e tem a admiração de todo mundo”, afirmou Serra.

Entre os lançamentos, destaques para as biografias de Mazzaropi e Tônia Carrero, dois ícones da cultura popular que foram os homenageados da noite, e a nova série Música que mostra a contribuição dos músicos Wagner Tiso e Rogério Duprat para as trilhas sonoras do cinema brasileiro. A cerimônia, que aconteceu no Shopping Frei Caneca, fez parte da programação da 33ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Coordenada pelo crítico de cinema Rubens Ewald Filho, a Coleção Aplauso resgata a memória cultural brasileira e de seus principais protagonistas. Ela está dividida nas séries Perfil, Teatro Brasil, Cinema Brasil, Dança e TV. Além de perfis, a coleção publica também roteiros de filmes e peças de teatro – fato inédito no mercado editorial brasileiro. “A Coleção Aplauso cumpre a proposta da Imprensa Oficial de contar a história da dramaturgia brasileira por meio de depoimentos de seus principais personagens e a marca dos 200 títulos é a prova mais concreta disso”, disse Hubert Alquéres, presidente da Imprensa Oficial e idealizador da coleção.

A coleção traz livros no formato pocket a preços populares. Os primeiros livros foram lançados em 2004, com os perfis de Irene Ravache (por Tânia Carvalho), Ruth de Souza (por Maria Angela de Jesus), Cleyde Yáconis (por Vilmar Ledesma) e Anselmo Duarte (por Luiz Carlos Merten). De lá para cá, foram registradas as biografias de Sérgio Cardoso, Gianfrancesco Guarnieri, Maria Della Costa, Fernanda Montenegro e outros artistas que fizeram e fazem a história da arte brasileira.

Para resgatar essas histórias, a Imprensa Oficial tem uma equipe de colaboradores – experientes jornalistas e escritores. Eles entrevistam os biografados e escrevem o texto em primeira pessoa. Com isso, dão ao texto um caráter autobiográfico e mais intimista que revela ao leitor as lembranças da infância e aos momentos mais marcantes da vida de cada artista.

Além da venda, a Imprensa Oficial doa muitos desses livros para as bibliotecas das escolas estaduais. Recentemente foi impressa uma edição especial com 20 títulos em capa dura que foram enviadas para as 6 mil escolas do estado.

Outras publicações

O catálogo da Imprensa Oficial é formado por mais de 500 títulos. As publicações já conquistaram 37 prêmios Jabuti, a mais importante premiação do mercado editorial brasileiro. Em 2007, Resmungos, de Ferreira Gullar, foi eleito o Livro do Ano na categoria ficção do 49º Prêmio Jabuti.

A Imprensa Oficial tem ainda o selo Imprensa Social, que chancela experiências de organizações não-governamentais exemplares. Os livros são lançados em edição própria ou em coedição com editoras universitárias e outras instituições.

Parceria na Mostra Internacional de Cinema

Há cinco anos, a Imprensa Oficial é a empresa é responsável pela impressão de todo o material gráfico da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Para a edição deste ano, foram impressos 20 mil programas, 5 mil catálogos e 3 mil cartazes.

Outra prova dessa parceria foi a coedição, em 2007, do livro “Cinema Sem fim – A História da Mostra 30 Anos”, de Leon Cakoff. O livro resgata a história do festival, dos filmes, dos problemas com a censura, dos parceiros e da busca de patrocinadores. Nos relatos, Cakoff, o idealizador do festival, reproduz os bastidores de cada uma das edições. Sobre a parceria, afimou: “É uma honra ter o apoio da Imprensa Oficial sabendo o que ela faz de revolucionário no mercado editorial e o que ela faz pelo resgate da memória cultural do país”. Outro livro de Cakoff será lançado pela Imprensa Oficial durante a mostra: “Os filmes de minha vida”.

Veja a relação dos 38 títulos que foram lançados nesta quarta-feira:

Série Especial
Mazzaropi – Uma antologia de risos (Paulo Duarte)
Tônia Carrero – Movida pela paixão (Tania Carvalho)
Odorico Paraguaçu – O Bem-amado de Dias Gomes (José Dias)

Série Perfil
Alfredo Sternheim – Um insólito destino (Alfredo Sternheim)
Berta Zemel – A alma das pedras (Rodrigo Antunes Corrêa)
Cecil Thiré – Mestre do seu ofício (Tania Carvalho)
Débora Duarte – Filha da televisão (Laura Malin)
Fernanda Montenegro – A defesa do mistério (Neusa Barbosa)
Fernando Peixoto – Em Cena Aberta (Marília Balbi)
Jorge Loredo – O perigote do Brasil (Cláudio Fragata)
Isolda Cresta – Zozô Vulcão (Luis Sergio Lima e Silva)
Mauro Mendonça – Em busca da perfeição (Renato Sergio)
Stênio Garcia – Força da Natureza (Wagner de Assis)
Theresa Amayo – Ficção e realidade (Theresa Amayo)
Umberto Magnani – Um rio de memórias (Adélia Nicolete)

Série Teatro Brasil
Ilo Krugli – Poesia Rasgada (Ieda Abreu)
José Renato – Energia Eterna (Hersch Basbaum)
Naum Alves de Souza – Imagem, cena, palavra (Alberto Guzik)
Silnei Siqueira – A palavra em cena (Ieda Abreu)
O Teatro de Abílio Pereira de Almeida (Org. Ceiça Campos)
O Teatro de Alberto Guzik (Alberto Guzik)
O Teatro de Antonio Rocco (Antonio Rocco)
O Teatro de Cordel de Chico de Assis (Chico de Assis)
O Teatro de Emilio Boechat (Emilio Boechat)
O Teatro de José Saffioti Filho (Org. Alfredo Sternheim)
O Teatro de Germano Pereira – Reescrevendo clássicos (Germano Pereira)
O Teatro de Sergio Roveri (Sergio Roveri)

Série Música
Wagner Tiso – Som, Imagem, Ação (Beatriz Coelho Silva)
Rogério Duprat – Ecletismo Musical (Maximo Barro)

Série Cinema Brasil
Francisco Ramalho – Éramos apenas paulistas (Celso Sabadin)
Maximo Barro – Talento e Altruísmo (Alfredo Sternheim)
Críticas de BJ Duarte (Org. Luiz Antonio de Souza Macedo)
Feliz Natal (Selton Melo e Marcelo Vindicatto)
Leila Diniz (Luiz Carlos Lacerda)
Vlado – 30 anos depois (João Batista de Andrade)
O Bandido da Luz Vermelha (Rogério Sganzerla)

Ciência e Tecnologia
A hora do cinema digital – Democratização e Globalização do Audiovisual (Luiz Gonzaga Assis De Luca)

TV
Walter Durst – Doce Guerreiro (Nilu Lebert)

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo e da Imprensa Oficial