Imprensa Oficial lança 14 obras na 20ª Bienal do Livro

Além dos lançamentos, Imprensa Oficial levará autores para encontros com visitantes da feira

qui, 31/07/2008 - 8h49 | Do Portal do Governo

Com um estande de 300 m², lançamento de 14 livros e participação em todos os espaços de debate, a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo promoverá discussões e encontros com importantes autores durante a 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Seu estande ficará na Avenida I, esquina das ruas J e K, junto ao da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU), e abrigará ainda os títulos da Edusp, Unesp e Unicamp.

Autores como Nádia Battella Gotlib (Clarice-Fotobiografia), Willi Bolle (responsável pela tradução de Passagens, de Walter Benjamin), Marco Antonio Villa (1932: Imagens de uma revolução), Maria Alice Setúbal (Coleção Terra Paulista), Rubens Ewald Filho (Coleção Aplauso) e Antônio Dutra, autor revelação que ganhou o VI Prêmio da jovem literatura latino-americana, concedido pela Casa de Escritores Estrangeiros e de Tradutores de Saint-Nazaire (La Maison des Écrivains Étrangers et des Traducteurs de Saint-Nazaire – M.E.E.T) são alguns dos convidados da Imprensa Oficial para encontros com os participantes da feira e sessões de autógrafos.

Serão lançados 14 livros em co-edição com editoras universitárias, organizações não-governamentais e outras entidades nos 11 dias da feira, com destaque para o Livro de Todos (Imprensa Oficial do Estado de São Paulo/Câmara Brasileira do Livro), resultado do projeto inédito de se escrever um livro pela internet com a colaboração de escritores experientes e iniciantes que contou com mais de 360 textos.

E mais:

Terra Paulista -Trajetórias Contemporâneas, coordenado por Maria Alice Setúbal (Imprensa Oficial do Estado de São Paulo/CENPEC);

Viagem de um alemão à Itália, de Karl Phillipp Moritz (Imprensa Oficial do Estado de São Paulo/Humanitas);

Escritos Sobre Arte – 2ª  edição, Johann Wolfgang Goethe (Imprensa Oficial do Estado de São Paulo/Humanitas);

Imprensa Brasileira – Personagens que fizeram história – vol.3, com coordenação de José Marques de Melo (Imprensa Oficial do Estado de São Paulo/Instituto Metodista);

Artistas da USP – Takashi Fukushima (Imprensa Oficial do Estado de São Paulo/Edusp);

Psique & Negritude – Os efeitos psicossociais do racismo, coordenado por Fernanda Pompeu (Imprensa Oficial do Estado de São Paulo/Instituto Amma Psique e Negritude);

Jovens transformações, com coordenação de Olívia Martin (Imprensa Oficial do Estado de São Paulo/Ashoka);

Arte, Crítica e Mundialização, organizado por Mariza Bertoli e Verônica Stinger (Imprensa Oficial do Estado de São Paulo/Associação Brasileira de Críticos de Arte);

Dias de Faulkner, de Antônio Dutra (Imprensa Oficial do Estado de São Paulo);

Suíte 1 – Coleção Palco Sur Scène, de Philippe Minyana (Imprensa Oficial do Estado de São Paulo/Aliança Francesa/Consulado Geral da França);

Noivas da Seca: cerâmica popular do Vale do Jequitinhonha (Imprensa Oficial do Estado de São Paulo/Unesp);

Renato Borghi – Borghi em revista, de Élcio Nogueira Seixas (Coleção Aplauso – Imprensa Oficial do Estado de São Paulo);

Victor Berbara – O homem das mil faces, de Tania Carvalho (Coleção Aplauso – Imprensa Oficial do Estado de São Paulo).

“A Imprensa Oficial do Estado de São Paulo ocupa, mais uma vez, um espaço especial para mostrar seus lançamentos e colocar nossos autores em contato com pessoas de todas as idades, contribuindo para a formação de leitores. Nossa participação está voltada para títulos de qualidade, de caráter educacional e histórico, além de resgatar a memória cultural. São obras feitas em parceria com as melhores editoras universitárias e ong’s e que dificilmente seriam publicadas por editoras comerciais. Esta é a nossa maior contribuição para a grande festa do livro”, comenta Hubert Alquéres, presidente da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

Encontro com o público

Uma série de eventos permitirá o encontro dos autores da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo com os visitantes da feira.

No dia 15, sexta-feira, às 15h30, no Espaço Literário, o historiador Marco Antônio Villa, autor de 1932: Imagens de uma revolução, fala sobre este que foi o maior conflito bélico do país do século XX. Às 17h30, o autor autografa no estande da Imprensa Oficial.

O Livro de Todos, projeto especial da CBL para esta Bienal, será lançado no dia 16, sábado, às 17 horas, no estande da Imprensa Oficial. Ainda no sábado, às 19 horas, Paulo Garcez, um dos autores de Terra Paulista -Trajetórias Contemporâneas, fará palestra no Espaço Universitário com mediação da coordenadora da Coleção Terra Paulista, Maria Alice Setúbal. Na seqüência, os autores autografam o livro, no Café Universitário.

Willi Bolle, que coordenou a primeira tradução integral do livro Passagens, de Walter Benjamin, conversará com o público no dia 17, domingo, às 15h30, no Espaço Literário. Às 16h30, no Café Universitário, as historiadoras Maria Luiza Tucci, Márcia Takashi e Ana Maria Dietrich debatem História e Memória da Repressão. Outros dois livros serão lançados neste dia, a partir das 18 horas, no estande da Imprensa Oficial: Viagem de um alemão à Itália, de Karl Phillipp Moritz, e Escritos Sobre Arte – 2ª  edição, Johann Wolfgang Goethe.

O livro Artistas da USP – Takashi Fukushima será tema de debate no Café Universitário no dia 18, segunda-feira, às 16 horas, com sessão de autógrafos no final da atividade.

Na segunda, 18, às 19 horas, no estande, outros dois lançamentos: Arte, Crítica e Mundialização, organizado por Mariza Bertoli e Verônica Stinger, e Imprensa Brasileira – Personagens que fizeram história – vol.3, coordenado por José Marques de Melo.

No dia 19, terça-feira, às 19 horas, o escritor Antônio Dutra apresenta o seu romance de estréia Dias de Faulkner no Salão de Idéias e autografa no estande da Imprensa Oficial às 20h30. Às 19 horas, também no estande, será lançado o livro Suite 1, da Coleção Palco Sur Scène, com peça de Phillippe Minyana.

Lalada Dalglish lança Noivas da Seca: cerâmica popular do Vale do Jequitinhonha no dia 20, quarta-feira, às 16 horas, no estande.

A programação da Imprensa Oficial do dia 21, quinta-feira, começará às 15h30 com a palestra da pesquisadora Nádia Battella Gotlib sobre seu último livro Clarice – Fotobiografia no Espaço Literário. Às 17 horas ela participa de evento semelhante no Café Universitário, onde fará sessão de autógrafos após a palestra. O cineasta João Batista de Andrade também estará na Bienal neste dia. Ele participa de um bate-papo às 17 horas no Espaço Literário e autografa seus livros pela Coleção Aplauso no estande da Imprensa Oficial.

No dia 22, às 19 horas, no Salão de Idéias, o crítico de cinema e coordenador da Coleção Aplauso, Rubens Ewald Filho, e Maria do Rosário Caetano, autora das biografias de Fernando Meirelles e João Batista de Andrade, as duas pela coleção, conversarão sobre cinema, teatro, televisão e biografias. Eles e outros biografados e autores participarão do Momento Aplauso, no estande, a partir das 19 horas, quando também serão lançados os títulos Renato Borghi – Borghi em revista, de Élcio Nogueira Seixas, e Victor Berbara – O homem das mil faces, de Tania Carvalho.

Encerrando sua participação na Bienal, a Imprensa Oficial fará em seu estande, no sábado, dia 23, às 15 horas, o lançamento dos livros Psique & Negritude – Os efeitos psicossociais do racismo, coordenado por Fernanda Pompeu, e Jovens transformações, organizado por Olívia Martin.

Da Imprensa Oficial

(M.C.)