Imprensa Oficial e UnB lançam livro sobre o Tropicalismo

Livro traz o depoimento de vários líderes e de estudiosos do movimento

qua, 26/07/2000 - 17h58 | Do Portal do Governo

Livro traz o depoimento de vários líderes e de estudiosos do movimento

O livro ‘A Forma da festa – Tropicalismo: a explosão e seus estilhaços’, que acaba de ser lançado pela Editora da Universidade de Brasilia (UnB) em parceria com a Imprensa Oficial do Estado, é uma contribuição ao estudo desse movimento cultural que subverteu o panorama das artes no Brasil. A base do livro é um seminário realizado em outubro de 1997 na UnB sobre manifestações culturais tipicamente brasileiras da década de 60.

Hoje, mais de três décadas depois, analisando o material editado, a professora Sylvia Helena Cyntrão, do Departamento de Teoria Literária e Literaturas da UnB, que organizou o livro e escreve sua apresentação, conclui que os tropicalistas continuam sendo vanguarda da cultura brasileira. Os reflexos, desdobramentos e a contribuição do tropicalismo para a cultura brasileira estão presentes nas opiniões de ex-líderes estudantis e políticos, como os deputados José Genoíno e Fernando Gabeira, o artista plástico e poeta, Xico Chaves, o poeta, compositor, cantor e escritor, Jorge Mautner, o
cineasta Rogério Sganzerla, o maestro Júlio Medaglia, o músico Jards Macalé, e o compositor e percussionista e vocalista do grupo Mestre Ambrósio, Sérgio Cassiano. Estão registrados também o depoimento dos professores universitários Jomard Muniz de Brito (UFPB), Celso Favaretto (USP), Benito Martinez Rodrigues (USP), o jornalista Luiz Carlos Maciel, Anazildo Vaconcellos da Silva (UFRJ) e Ivo Luchesi (Universidade Veiga de Almeida).

Durante os quatro dias do seminário, eles debateram temas como Tropicalismo e contexto político, os por quês e como o movimento aconteceu, a arte engajada e a contra-cultura e os desdobramentos histórico-culturais do movimento.
‘A Forma da festa’, no entanto, não é a simples transcrição dos depoimentos. As características da oralidade foram mantidos para ajudar o leitor a mergulhar no clima emocional dos debates, mas procurou-se, segundo Sylvia Helena, integrá-los num contexto teórico mais amplo, com remissões, referências, além das perguntas e repostas mais polêmicas surgidas durante os depoimentos, possibilitando ao leitor situar o movimento no curso dos acontecimentos culturais deste século.

O livro tem 232 páginas, custa R$ 24,00, e pode ser adquirido na
Livraria Virtual da Imprensa Oficial (www.imprensaoficial.com.br) ou
pelo telefone 0800.123401.