Imprensa Oficial e Editora da Unesp lançam livro sobre o extrativismo na Amazônia Central

nd

ter, 01/08/2000 - 14h29 | Do Portal do Governo

A Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e a Editora da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) estão lançando o livro ‘A Floresta em Jogo – o Extrativismo na Amazônia Central’. A publicação, organizada pela botânica Laure Emperaire, procura responder a uma série de questões como: as reservas extrativistas deram certo? Elas têm futuro? Quais são suas perspectivas? De que forma podem se adaptar às mudanças sociais e ecológicas em curso na amazônia? As respostas a estas indagações estão nesse livro que chega ao mercado com o objetivo de contribuir para o debate sobre o futuro da amazônia, por meio da investigação multidisciplinar dos diversos aspectos que o tema comporta.
O livro aborda o extrativismo como parte dos sistemas de produção e ecológico por meio de artigos de botânicos, geógrafos, antropólogos. Os textos apresentam os principais resultados do programa de pesquisa interdisciplinar ‘Extrativismo na Amazônia Central – Viabilidade e Otimização’, realizado no âmbito da cooperação entre o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e o Institut de Recherche pour le Développment (IRD – Instituto de Pesquisas para o Desenvolvimento), da Unesco.
Esta primeira edição, com tiragem de dois mil exemplares, pode ser adquirida na rede de livrarias da Unesp, na Livraria Virtual da Imprensa Oficial do Estado (www.imprensaoficial.com.br) ou, ainda, pelo telefone 0800.123401. O preço é R$ 30,00.