Imprensa Oficial e Arquivo do Estado lançam ‘Revista Histórica’ nº 2

nd

qua, 20/09/2000 - 10h17 | Do Portal do Governo

O Arquivo do Estado e a Imprensa Oficial lançam nesta quarta-feira, dia 20, o segundo número da ‘Revista Histórica’. Esta publicação visa difundir o acervo do Arquivo, mostrando como os documentos históricos podem auxiliar o professor na preparação das aulas, o estudante em pesquisas, assim como o jornalista, o arquiteto, o historiador e outros interessados nas informações disponíveis em um arquivo público.

Lançado com sucesso na Bienal 2000, o segundo número da Revista traz temas instigantes como matérias sobre o Arquivo DEOPS. Entre elas estão: ‘O rosto e o caráter’, que analisa os tipos de fotografias usadas nos prontuários dos presos políticos; ‘De refugiados a prisioneiros (1940-1945), sobre a perseguição aos marinheiros italianos; ‘O DOPS sob Dutra e Adhemar’; e ‘Os japoneses e o DEOPS (1937-1948)’, que focaliza a suspeita sobre imigrantes japoneses, durante a segunda guerra mundial.

A ‘Revista Histórica’ trata ainda do ideário separatista que contaminou São Paulo na virada do século com o artigo ‘Pátria Paulista’, da socióloga Cássia Chrispiniano Aducci, cujo livro sobre o tema será lançado em breve pelo Arquivo do Estado e a Imprensa Oficial. Outro assunto importante diz respeito à contribuição do Arquivo para a formação do profissional de história, de autoria do Professor Dr. Marcos Silva do Departamento de História da USP.

Durante o lançamento, marcado para às 19 horas, no auditório Florestan Fernandes do Arquivo do Estado, haverá uma mesa redonda com a participação das professoras do Departamento de História da USP, Maria Luisa Tucci Carneiro e Maria Aparecida de Aquino, que desenvolvem projetos em convênio com o Arquivo do Estado de São Paulo junto ao Fundo DEOPS. Sob a mediação da Coordenadora do Setor de Ação Educativa, Eliane Bisan Alves, o tema será ‘Arquivo Deops: Memória da Repressão’.

Data: Quarta-feira, dia 20 de setembro de 2000
Horário: 19 horas
Local: Arquivo do Estado – Auditório Florestan Fernandes – Rua Voluntários da Pátria, nº 596 (Estação Tietê do Metrô).