Imprensa Oficial do Estado participa da X Bienal do Livro do Rio de Janeiro

nd

seg, 21/05/2001 - 13h53 | Do Portal do Governo

A programação do Estande das Editoras Universitárias prossegue nesta segunda-feira, às 19 horas, com mesa-redonda sobre a reprodução ilegal de livros. ‘Verdades e mentiras sobre as duplicações, cópias, apropriações e deslocamentos’, será coordenada pelo professor e diretor da Editora da UFMG, Wander Melo Miranda.

O evento acontecerá no Auditório Carlos Drummond de Andrade e terá a participação de Maria Alice Rezende de Carvalho, historiadora e professora do Instituto Universitário de Pesquisa da Editora Cândido Mendes; Renato Janine Ribeiro, mestre em filosofia e professor da USP; Yvonne Maggie, professora titular da cadeira de Antropologia e diretora da editora UFRJ; e terá como debatedora a diretora da Editora Zahar, Cristina Zahar.

O Estande das Editoras Universitárias é o maior desta X Bienal do Livro do Rio de Janeiro. Tem 800 metros quadrados de área e reúne 54 casas editoras universitárias. Foi inaugurado oficialmente no domingo, dia 20, à tarde com uma conferência do historiador francês Roger Chartier, professor da Escola de Altos Estudos de Paris e autor, entre tantas obras, de ‘Aventura do Livro, do Leitor ao Navegador’, da Editora Unesp/Imprensa Oficial do Estado. Durante mais de uma hora, Chartier falou para uma platéia formada basicamente por editores, professores universitários, jornalistas e estudantes. O título da palestra foi ‘Linguagem e Leitura na Idade da Textualidade Eletrônica’.

A programação prosseguiu com a inauguração oficial do estande pelos reitores Jacinta Turolo Garcia, (Sagrado Coração, de Bauru), José Henrique Vilhena de Paiva (UFRJ) e Paulo Jorge Sarkis (UFSM), além do presidente da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, Sérgio Kobayashi, e do presidente da Associação Brasileira de Editoras Universitárias, José Castilho Marques Neto. Este é o segundo ano que as editoras universitárias se apresentam juntas. Estão oferecendo ao público mais de 3 mil títulos e promovendo mais de 500 lançamentos. Na 16ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no ano passado, eles foram a principal atração do evento.