Imprensa Oficial do Estado lança livro de coletânea do primeiro jornal brasileiro

Lançamento acontece no V Congresso Internacional do Jornalismo de Língua Portuguesa nesta quinta-feira, em Recife

qui, 08/06/2000 - 18h35 | Do Portal do Governo

O presidente da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, Sérgio Kobayashi, e o jornalista Alberto Dines lançam nesta quinta-feira, dia 8, às 18 horas, em Recife, o volume 1 do ‘Correio Braziliense ou Armazem Literário’, obra fac-similar referente ao primeiro ano (1808) de circulação do primeiro jornal brasileiro, editado e impresso em Londres pelo jornalista Hipólito José da Costa de 1808 a 1822. O lançamento acontecerá durante o V Congresso Internacional do Jornalismo de Língua Portuguesa e I Encontro de Imprensas Oficiais de Língua Portuguesa, no Centro de Convenções do Recife.

O livro faz parte de uma série de 31 volumes que compõem a coleção completa. Foi editado em regime de co-edição pela Uniemp e Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. A apresentação é de Alberto Dines, que também é o coordenador da publicação; do presidente da Associação Brasileira de Imprensa, Barbosa Lima Sobrinho; e do bibliófilo José Mindlin, que cedeu os originais de sua coleção particular.

Além dos 28 volumes relativos ao jornal, a série prevê ainda dois outros volumes que, de acordo com Dines, serão destinados à publicação de um índice remissivo (onomástico e temático) e outro de cronologia e textos complementares. A coleção completa do ‘Correio’ terá o apoio da Fundação Assis Chateubriand, que publica o Correio Braziliense, e obteve o direito de uso do título. Segundo Sérgio Kobayashi, a Imprensa Oficial deve publicar um volume por mês, devendo estar pronta no final de 2002.

Além do público, o livro vai ser destinado às escolas de comunicação, bibliotecas públicas etc. Até agora, o acesso ao jornal de Hipólito da Costa só é possível a um restrito número de pessoas, em raras coleções particulares do jornal. O primeiro volume está à venda na Livraria Virtual da Imprensa Oficial no site www.imprensaoficial.com.br ou pelo telefone 0800-123401.