Imprensa Oficial do Estado e Unicamp lançam livraria-móvel

Iniciativa pioneira colocará à venda cerca de 120 títulos que não encontram espaço em livrarias comerciais

seg, 05/06/2000 - 18h08 | Do Portal do Governo


A Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e a Universidade de Campinas (Unicamp) lançaram, nesta segunda-feira, dia 5, na entrada principal do Palácio dos Bandeirantes, uma livraria-móvel. A partir de hoje um veículo adaptado estará percorrendo universidades públicas e privadas para colocar à venda cerca de 120 títulos publicados por essas duas editoras, já que esses livros não encontram espaço em livrarias comerciais. ‘Como nossas obras não têm apelo comercial e, por isso, não são vendidas em livrarias, essa é uma forma de chegar ao nosso público’, afirmou o presidente da Imprensa Oficial, Sérgio Kobayashi. No início a idéia era apenas divulgar os títulos da Universidade, conta o coordenador geral da Editora da Unicamp, Carlos Lamari. ‘No fim, além da divulgação, poderemos vender nossos produtos nessa loja móvel’, afirmou.
A unidade-móvel passará um ou dois dias na porta das universidades vendendo livros com temas variados, que vão desde os de natureza técnica até livros de arte, com preços inferiores aos semelhantes em livrarias. Um exemplo é o livro de arte ‘Imagens do Brasil Colonial’, considerada a melhor produção do V Centenário do Descobrimento do Brasil, que custa R$ 80,00. Já a biografia ‘Giluminoso’, ditado pelo próprio Gilberto Gil, escrito por Bené Fonteles e com fotos de Mário Cravo Neto e Pierre Verger, contendo um CD do cantor, sai por R$ 45,00. Na livraria-móvel também estão sendo comercializados títulos como ‘Vida Cotidiana em São Paulo no Século XIX’, de Carlos Eugênio Marcondes, que recebeu o Prêmio Jabuti este ano, livros de Mário de Andrade e muitos outros. ‘São obras muito reputadas pela crítica, no entanto, como nós não temos uma política de venda semelhante à das editoras privadas, estaremos levando essas publicações direto ao nosso público’, disse Kobayashi.
‘Apesar de estar sendo lançada hoje, a livraria-móvel já tem uma fila de nove universidades agendadas’, comemora Lamari. Segundo ele, esses convites surgiram apenas da divulgação dos professores da própria Unicamp que viram a van circulando pela Universidade e se interessaram em saber como funcionaria. ‘O pessoal do vestibular da Unicamp também se interessou e quer a nossa presença em todos os cursos pré-vestibulares’, afirmou. A universidade que quiser ter a unidade itinerante em sua porta pode cadastrar-se pelo site da Livraria da Unicamp www.editora.unicamp.br, ou pelos telefones (19) 788-1094 ou (19) 788-1095.
Para o secretário estadual de Comunicação, Osvaldo Martins, essa é uma iniciativa pioneira que traz consigo uma idéia muito interessante. ‘Começa modestamente com uma unidade, mas tem o projeto ambicioso de ampliar o número de unidades, tantas quanto sejam possíveis, para atender sobretudo as regiões mais carentes, não só das universidades mas também das escolas públicas, onde a chegada desse material possa ser um complemento importante para a formação das crianças’, disse.
Uma comitiva formada por representantes das imprensas nacionais de Moçambique, Angola, Cabo Verde e Portugal, participou do lançamento da livraria-móvel e aproveitou para conhecer o Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo paulista. Eles vieram ao Brasil para participar do I Encontro Internacional das Imprensas Nacionais de Língua Portuguesa e do III Congresso Internacional de Jornalistas de Língua Portuguesa, que acontece em Recife a partir do dia 7 de junho.
Nessa comitiva estavam Antônio André Monjane, da Imprensa Nacional de Moçambique; José Gomes, da Imprensa Nacional de Angola; Clotilde Tienne, do Boletim Oficial de Cabo Verde e João Esteves Pinto, da Imprensa Nacional Casa da Moeda de Portugal. O reitor da Unicamp, Hermano Tavares, também participou do lançamento da unidade-móvel.