Imprensa Oficial do Estado e Editora da USP recebem Prêmio Jabuti 2001

nd

sex, 18/05/2001 - 14h16 | Do Portal do Governo

A Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, a Editora da Universidade de São Paulo (Edusp) e o designer gráfico Ricardo Assis recebem neste sábado, dia 19, o Prêmio Jabuti 2001 na categoria Produção Editorial pela publicação do livro ‘A Plumária Indígena Brasileira no Museus de Arqueologia e Etnologia da USP’, com 544 páginas, lançado no final do ano passado. Este é o 18º Jabuti que as duas instituições conquistam desde 1995, quando iniciaram a parceria para a publicação de livros.

O livro faz parte da Coleção Uspiana, de 12 volumes (oito deles já publicados) criados para celebrar, reflexivamente, os 500 anos da Descoberta do Brasil a partir dos acervos dos quatro museus da USP.

Organizado pelas professoras Sônia Ferraro Dorta e Marilia Xavier Curi, ‘A Plumária’ traz mais de uma centena de fotos do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) colecionados desde o fim do século passado. Publicada em inglês e português, a obra reúne o trabalho com plumas das 45 principais etnias indígenas brasileiras, entre eles, os kaiapó, bororo, karajá, kaxinawa e urubu-kaapor.

As peças retratadas no livro estão agrupadas por etnias ou grupos lingüísticos e mostram adornos corporais, máscaras rituais, brinquedos, armas, cestos, instrumentos musicais, etc. A origem do livro foi uma exposição realizada em 1993 pelas áreas de etnologia social e de museologia do MAE. O material fotografado é originário de doações e aquisições, mas o núcleo inicial é a coleção do coronel Joaquim Sertório, que deu origem ao atual Museu Paulista, antigo Museu Provincial da Associação Auxilidora do Progresso da Província de São Paulo, criado em 1877.