Imprensa Oficial apresenta projetos de certificação digital

A empresa fará exibição em São Paulo e em Brasília entre 4 e 6 de novembro

ter, 04/11/2008 - 8h45 | Do Portal do Governo

Até quinta-feira, 6, empresários e gestores públicos se reunirão em dois tradicionais eventos sobre tecnologia da informação: o CertForum, em Brasília, e o Cbtim, em São Paulo. A Imprensa Oficial do Estado de São Paulo participará com a apresentação de projetos e com estandes.

Dois projetos pioneiros desenvolvidos pela Imprensa Oficial para implantação de certificação digital – um para a Assembléia Legislativa e outro para a Associação dos Advogados de São Paulo – serão discutidos no 6º CertForum (Fórum de Certificação Digital), marcado para os dias 4, 5 e 6 de novembro, em Brasília. Simultaneamente, em São Paulo, ocorrerá o 9º Cbtim (Congresso Brasileiro de Tecnologia da Informação para os Municípios), onde a empresa apresentará as vantagens do uso de certificação digital na administração pública.

A Imprensa Oficial começou a atuar na área tecnológica em 2001 trabalhando para órgãos como o Ministério Público do Estado de São Paulo, Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, Sabesp, Cesp e outros para a modernização e segurança de seus sistemas. É a Autoridade Certificadora Oficial do Governo do Estado de São Paulo, responsável por emitir certificados digitais, e única a atender aos requisitos da norma internacional de qualidade ISO 9001:2000.

O CertForum é o maior evento sobre certificação digital da América Latina. Promovido pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e com a organização da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), terá entre seus convidados a diretora do Departamento de Informática e Desenvolvimento Organizacional da Assembléia Legislativa (Alesp), Maria de Fátima Porcaro, e Jonathan Yukio Ando Nelson, gerente jurídico da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP). A Imprensa Oficial terá um estande no local do congresso para divulgar seus serviços e produtos.

Em maio deste ano, a Alesp tornou-se a primeira Assembléia Legislativa do país a contar com certificação digital, que garante segurança, transparência e agilidade na tramitação de processos internos. O novo sistema fornecido pela Imprensa Oficial é usado pelos 94 deputados da casa, chefes de gabinete e diretores da área administrativa e permite, por exemplo, que o mesmo documento seja assinado por todos os deputados ao mesmo tempo. Todo o histórico da implantação do projeto, desafios e novas oportunidades que surgiram com o uso da certificação digital serão apresentados por Maria de Fátima Porcaro no painel “Justiça On-line”, no dia 4 de novembro, às 16h15.

Jonathan Yukio Ando Nelson falará no mesmo dia, às 14 horas, no painel “Diário da Justiça e Peticionamento”. Desde 2006, a Associação dos Advogados é Autoridade de Registro credenciada pela Imprensa Oficial e com isso ela está autorizada a emitir certificados digitais ICP Brasil. 3.500 advogados receberam certificados digitais e podem fazer, entre outras coisas, petições eletrônicas evitando filas de até cinco horas para digitalizar e autenticar documentos.

“Para a Imprensa Oficial é muito gratificante ver seus projetos sendo apresentados a especialistas e a outras pessoas que podem tomá-los como exemplos em suas instituições. Os dois cases do CertForum mostram o pioneirismo de São Paulo na utilização da certificação digital, permitindo a evolução dos processos na forma eletrônica com validade jurídica, diminuindo custos e aumentando a transparência das informações ao cidadão. Já no Cbtim mostraremos como as prefeituras podem se beneficiar da tecnologia, assim como beneficiar sua população”, comenta Hubert Alquéres, presidente da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

Serviço

6º CertForum – Fórum de Certificação Digital

4 a 6 de novembro

Centro de Convenções Ulysses Guimarães – CCUG

SDC – Setor de Divulgação Cultural, Eixo Monumental, Brasília – DF

www.certforum.com.br

Cbtim

Destinado a gestores públicos municipais interessados em implementar projetos de TI em seus municípios, o 9º Cbtim – Congresso Brasileiro de Tecnologia da Informação para os Municípios vai apresentar ferramentas, aspectos regulatórios, estudos de sucesso e tendências para o setor.

O painel “Certificação Digital na Administração Pública” será apresentado por João Paulo Foini, chefe de divisão – Negócios e Produtos de Tecnologia da Imprensa Oficial, no dia 5 de novembro, às 17 horas. Ele mostrará as vantagens do uso da certificação digital e contará sobre projetos desenvolvidos pela Imprensa Oficial que podem ser adaptados para prefeituras. O 9º Cbtim é promovido pela Associação Paulista de Municípios e também contará com estande da Imprensa Oficial.

Serviço

9º Cbtim – Congresso Brasileiro de Tecnologia da Informação para os Municípios

4 a 6 de novembro

Frei Caneca Shopping & Convention Center (Rua Frei Caneca, 569, São Paulo)

http://www.apaulista.org.br

Da Imprensa Oficial