Implosão de ponte abre caminho para hidrovia Tietê-Paraná

Obra integra o Programa de Modernização e Ampliação do Departamento Hidroviário do Estado; O investimento em benfeitorias é de R$ 1,7 bilhão

sáb, 02/06/2012 - 15h13 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin acompanhou neste sábado, 2, em Pongaí, a implosão dos vãos da ponte da SP-333 (Rodovia Dr. Mário Gentil), que ampliará o canal de navegação do rio. A obra, com investimento de R$ 27 milhões, integra o Programa de Modernização e Ampliação da Hidrovia Tietê-Paraná, do Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo (DH). “Para longas distâncias, acima de 400 quilômetros, a hidrovia é imbatível. Não polui, o custo é menor e evita acidentes. Nós queremos que a hidrovia Tietê-Paraná seja a mais importante da América latina”, afirmou Alckmin.

A obra está sendo executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e foi iniciada em dezembro 2010. Para a expansão da área de navegação foi construída uma ponte em estrutura metálica com 120 m de extensão, que substituirá parte da antiga. Esta nova estrutura foi embarcada e içada ao local em 26 de maio.

Neste sábado, ocorreu a implosão dos dois pilares e o respectivo tabuleiro. Após as vistorias, a nova estrutura será deslocada para os pilares externos triplicando, desta forma, o vão de navegação. O DER fará ajustes nas juntas de dilatação e prova de carga. A abertura ao tráfego de veículos, interrompido em 25 de maio, acontecerá em 25 de junho.
 
A ampliação dos vãos da ponte da SP-333 permitirá o tráfego de composições de até quatro barcaças e agilizará o tempo de viagem em até duas horas. Outra vantagem é a redução dos custos de transportes em cerca de 20%. “Foi utilizado um novo método de engenharia. Antigamente era preciso interditar a ponte por seis meses, e agora em 15 dias vai ser liberada para o tráfego. Hoje, a barcaça para e leva uma hora e meia para passar em baixo da ponte. Agora, vai passar direto”, explicou Geraldo Alckmin.
 
As pontes da SP-425 (entre Barbosa e José Bonifácio); Ferrovia Ayrosa Galvão (Pederneiras) e SP-595 (Ilha Solteira, Pereira Barreto) também terão os vãos ampliados e protegidos para evitar choques com embarcações.

Do Portal do Governo do Estado