Implantado projeto pioneiro para atender idoso com câncer

Hospital Heliópolis terá ala exclusiva para a terceira idade

ter, 27/11/2007 - 13h15 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde colocou em funcionamento nesta semana uma ala totalmente voltada para o atendimento de pacientes idosos em tratamento contra o câncer. A nova unidade funcionará no Hospital Heliópolise será a primeira no  Brasil a prestar assistência específica para vítimas de câncer que tenham mais de 60 anos.

A nova ala segue o modelo da Free Universit, da Holanda, e será equipada com 14 leitos de internação individual e outros 12 leitos ambulatoriais totalmente voltados para o tratamento quimioterápico.

No local haverá música ambiente e os pacientes receberão uma dieta diferenciada, desenvolvida especialmente para estes pacientes. De acordo com o diretor do hospital, Abraão Rapoport, o paciente oncológico idoso precisa consumir uma dieta calórica, rica em proteínas.

A unidade especial vai oferecer tratamento às vítimas de câncer neurológico, de cabeça e pescoço e do tubo digestivo, e contará com uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e nutricionistas. A expectativa é de que em seis meses o serviço realize cerca de 6.000 sessões de quimioterapia.

“O principal objetivo da nova ala é oferecer que os pacientes da terceira idade que sofrem de câncer tenham uma vida de qualidade”, afirma Rapoport.

O Hospital Heliópolis é referência nacional em tratamento de câncer de cabeça e pescoço.

Da Secretaria da Saúde