Imigrantes fomentam cultura na Semana Nacional dos Museus

De 14 a 20 de maio, equipamentos públicos criam reflexões sobre a importância da imigração em nossa sociedade

dom, 13/05/2012 - 17h00 | Do Portal do Governo

A partir desta segunda-feira, 14, a Semana Nacional dos Museus ofereceuma semana repleta de atrações com a temática “Cosmópolis: em São Paulo cabe o mundo”. Homenageando os imigrantes, que ajudaram não somente a edificar nossa sociedade, mas também a construir as bases culturais, os museus mantidos pelo Governo do Estado de São Paulo planejaram atrações com base no livro publicado pelo poeta Guilherme de Almeida, que reuniu reportagens escritas em 1929 sobre oito bairros “estrangeiros” da capital. A obra “Cosmópolis” foi lançada em 1962.

Na capital, participam da proposta os seguintes equipamentos: Catavento, Museu de Arte Sacra, Museu Afro Brasil, Museu da Língua Portuguesa, Estação Pinacoteca e Pinacoteca do Estado. Em Santos, no Museu do Cafém, haverá curso e uma mesa redonda relacionada à bebida; em Tupã, o Museu Índia Vanuíre terá palestras sobre o papel dos museus históricos e pedagógicos; e em Brodowski, no Museu Casa de Portinari, haverá mostra de videodocumentários sobre museus pelo mundo.

Na sexta-feira, 18, dia mundial dos museus, a entrada em todos os museus estaduais será gratuita, favorecendo ainda mais o comparecimento em pelo menos uma das atividades. Anote a programação:

Catavento conta a história do Bom Retiro, que concentrou, e ainda concentra, vários grupos de imigrantes, incluindo judeus e coreanos. De 15 a 18 de maio, com sessões diárias às 14h.

Museu de Arte Sacra realiza visita temática “Bairro Luz: das origens à contemporaneidade”, para mostrar aos visitantes a história da região em que está instalado.

Museu Afro Brasil abre exposição “São Paulo em 1860 – O Olhar de Militão Augusto de Azevedo” com retratos de cidadãos negros livres feitos no estúdio do fotógrafo.

Museu da Língua Portuguesa explora as possibilidades da criação literária a partir da diversidade cultural brasileira. No dia 16, das 10h30 às 17h, o público pode participar da oficina de minicontos, que serão escritos em post-its e compartilhados em um mural. No dia 20, às 15h, haverá visita temática “Antropofagia das palavras”, estimulando os visitantes a perceberem o uso de termos de origem africana, indígena e de imigrantes na língua portuguesa.

Estação Pinacoteca adota uma programação mais reflexiva e integra o tema da imigração ao projeto Sábado Resistente. No dia 12 de maio, o debate será sobre movimentos imigratórios e cidadania global.

Pinacoteca exibirá mostra temporária sobre a iconografia paulistana, com o título São Paulo de vários olhares.

Do Portal do Governo do Estado