Imesc garante conquista da cidadania

Autarquia da pasta da Justiça atua na produção de laudos em processos cíveis, incluindo exames de paternidade

dom, 11/03/2012 - 11h00 | Do Portal do Governo

Poucos conhecem o Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc), mas o trabalho dessa autarquia da Secretaria de Estado da Justiça tem ajudado milhares de cidadãos a conquistarem a cidadania. Fundado em 1970, o órgão é voltado para a produção de laudos solicitados pelo Poder Judiciário. Esse, segundo a superintendente do instituto, é um dos motivos que faz o Imesc ser pouco conhecido entre o grande público. “As perícias são solicitadas por ordem judicial, e o laudo, remetido ao juiz. Em função disso, nosso trabalho fica meio escondido”, avalia Márcia Pereira Facci.

Uma das atuações do Imesc que mais têm chamado atenção é a referente aos exames de DNA. No ano passado, dos 32 mil laudos expedidos pelo instituto, 12 mil foram sobre isso. “O caso típico é da mãe, do filho e do suposto pai, que é chamado de trio. Temos o caso do não trio, que é quando há mais de um suposto pai ou uma suposta mãe”, afirma Márcia. “Suposta mãe é quando a criança foi abandonada e não tem a origem registrada. Quando existe alguma suspeita, o juiz determina o exame”.

O que também gera uma grande demanda de exames de DNA no Imesc são os casos de espólio. “Fazemos um trabalho de reconstituição do perfil genético. Pegamos ao menos três parentes cosanguíneos para fazer uma análise do DNA e obter a probabilidade do parentesco. Avaliamos os perfis de até 25 integrantes da família”.

Apesar de ser um trabalho extremamente técnico, está longe de ter a frieza típica da tecnologia. O Imesc, cuja sede é na capital, realiza coletas de amostras genéticas para exames em 12 pontos do Estado, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde. A instituição também presta um serviço social relevante. “Cerca de 99% da capacidade do Imesc é voltada para beneficiários da Justiça gratuita. Com isso, milhares de pessoas têm acesso a ações de cidadania. Uma perícia não é barata. Em São Paulo, um exame de DNA não sai por menos de R$ 500, e pode chegar até a R$ 2000”, diz a superintendente do Instituto.

O Imesc também realiza perícias que envolvem processos cíveis, como em erros médicos, acidentes de trabalho e casos de interdição judicial.

Para mais informações sobre o trabalho do Imesc, acesse este link.

Do Portal do Governo do Estado