IME e ECA lançam software de medição acústica

Ferramenta é resultado de um trabalho desenvolvido por quatro anos

seg, 28/05/2007 - 10h15 | Do Portal do Governo

Numa iniciativa que integra computação e música, o Instituto de Matemática e Estatística (IME) e a Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP lançaram o software livre AcMus.  O programa tem como finalidade trabalhar com a acústica, especificamente os métodos para serem aplicados em em variados ambientes. A ferramenta é resultado de um trabalho desenvolvido por quatro anos.

Segundo o professor Fábio Kon, do departamento de ciência da computação do IME, o trabalho do AcMus é bem abrangente. Vai desde cálculos simples de acústica, passando pela obtenção da impressão digital acústica de uma sala e terminando na sugestão de soluções para os problemas acústicos de um ambiente. O professor Kon é o braço do projeto no IME, enquanto Fernando Iazzetta coordena a vertente da ECA.

As medições acústicas são feitas com o auxílio de um computador transportável, caixas de som e microfones. Através do software, um som é emitido no ambiente a ser analisado e o microfone funciona como o ouvinte em determinado local. O microfone capta a maneira como determinado ambiente acústico interpreta aquele som e o AcMus realiza os cálculos com esta resposta. Esta resposta pode ser considerada a “impressão digital” acústica da sala.

Para o professor do IME, através desta impressão digital se determina se a sala é boa acusticamente e para que ela é boa. “Pode ser uma sala boa para uma apresentação de orquestra sinfônica e péssima para um concerto de rock”, explica Kon.

Com base nesssas informações, o AcMus pode propor soluções para os defeitos acústicos encontrados na sala – como, por exemplo, revestimentos adequados. Estas soluções são propostas baseadas nos estudos do grupo que desenvolveu o software.

O professor Kon comenta que um dos aspectos mais relevantes do software está no fato dele agregar diversas funções já existentes em outros softwares. “Para fazer o trabalho o AcMus faz, provavelmente teríamos que comprar vários softwares”, conta o professor. Ele destaca ainda que a interface do sofware é mais acessível, e esse é outro diferencial em relação aos demais programas existentes no mercado. Sem contar o custo.

A teoria na prática As primeiras versões ficaram prontas há quase um ano. A partir deste momento, diversos trabalhos foram desenvolvidos por alunos da matemática, da música e da engenharia civil.

Um desses foi uma dissertação de mestrado, defendida recentemente na ECA pelo aluno Fábio Leão. No trabalho, Leão fez a medição das seis principais salas de concerto da cidade de São Paulo, usando o AcMus. Ao fim de seu estudo, Leão obteve uma geografia acústica das salas, determinando qual sala é mais adequada para cada tipo de música.

Fora da USP, o software já foi utilizado numa consultoria feita por um profissional da Unicamp. Ele fez uma avaliação das salas do departamento de música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), descobriu os problemas e fez um novo projeto que melhorou a qualidade das salas da universidade.

Para o futuro

O novo projeto do grupo consiste numa simulação acústica. A idéia é prever a acústica de um teatro antes de ele ser construído. Apenas entrando com uma planta da futura sala de concertos e com os materiais a serem usados, uma nova função do software vai simular a propagação das ondas sonoras ali dentro. Já existem protótipos do novo software, que, segundo Fábio Kon, estará pronto em um ano e meio.

O AcMus pode ser baixado no site ttp://gsd.ime.usp.br/acmus.

Da USP Online