Ilha Solteira recebe cadeiras anfíbias para pessoas com deficiência

Com isso, estância torna-se a 1ª praia acessível de água doce do País

dom, 22/01/2012 - 11h00 | Do Portal do Governo

A Praia Catarina, na estância turística de Ilha Solteira, tornou-se a primeira praia acessível de água doce do País, ao receber dez cadeiras anfíbias para uso de pessoas com deficiência.

A iniciativa faz parte do programa Praia Acessível, lançado em 2010 pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O objetivo é oferecer equipamentos e tecnologia para que pessoas com deficiência possam usufruir a praia e o banho de mar com segurança e dignidade. A secretaria é responsável pelo fornecimento das cadeiras, enquanto a prefeitura fornece as equipes de suporte ao programa.

As cadeiras anfíbias são feitas com um tipo de pneu especial, que permite superar a dificuldade de locomoção na areia, e também não afundam dentro da água. Devido à sua altura, é possível o usuário entrar na água, em uma profundidade não perigosa. Existe facilidade na transferência para a cadeira, que tem braços removíveis.

Implantado em várias cidades do litoral (Santos, Guarujá, São Sebastião, Ilha Comprida, Ilhabela, Bertioga, Iguape, Cananeia, Mongaguá, Itanhaém e Ubatuba), o programa já beneficiou mais de 5 mil pessoas.

Da Agência Imprensa Oficial