Ilha Solteira inaugura laboratório de entomologia

Evento comemora os 30 anos da Unidade

seg, 09/04/2007 - 18h10 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira, 10, a Faculdade de Engenharia (FE), campus de Ilha Solteira, comemora seus 30 anos de dedicação ao Ensino, à Pesquisa e Extensão, com a inauguração, no Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos (DEFERS), do Laboratório de Entomologia II.

Para o diretor da Unidade, Wilsom Manzoli Júnior, a modernização das unidades de pesquisa são importantes para a consolidação da Universidade entre os principais centros produtores de tecnologia.

O chefe do DEFERS, Fernando Braz Tangerino Hernandez, explica que o laboratório foi totalmente construído com recursos advindos da iniciativa privada, resultado de parcerias coordenadas pelo engenheiro agrônomo Geraldo Papa.

“Considerando a escassez de recursos para fazer frente às demandas da Universidade, a busca de parceiros na iniciativa privada deve ser incentivada”, assinala. O empreendimento custou cerca de R$ 200 mil e levou quatro anos para ser concluído.

Destinado à realização de pesquisas na área de Manejo Integrado de Pragas, o novo laboratório, cuja inauguração contará com a presença do reitor Marcos Macari, tem cerca de 300 m2 de área construída, cumpre as normas de segurança estabelecidas pelo Ministério da Agricultura e está preparado para ser certificado pelo órgão. Com isso, entre outras atividades, poderá fazer ensaios de resíduos de pesticida em alimentos.

O docente, coordenador do laboratório, destaca que o ambiente possibilitará a criação de insetos benéficos, como o trichogranna, uma espécie de vespa parasitóide que desova dentro dos ovos da praga, impedindo a sua proliferação. Há também um local para a criação de saúvas. Esse criatório servirá tanto para a pesquisa como para a visitação pública.

“O laboratório vai possibilitar uma atenção especial aos alunos e a realização de um maior número de pesquisas, antes impossíveis por limitação de espaço”, orgulha-se Papa, que atualmente possui uma equipe com 17 pessoas entre alunos de doutorado, mestrado e de graduação.

O agrônomo atua na área de manejo integrado de pragas, um sistema de controle sustentável de pragas agrícolas e urbanas que leva em conta os interesses dos agricultores e a preservação do ambiente. O docente é reconhecido nacionalmente como um importante especialistas em pragas. Suas pesquisas lhe proporcionaram diversos prêmios ao longo de sua carreira na FE.

SERVIÇO:  

Faculdade de Engenharia, campus II

Inauguração do Laboratório de Entomologia II

Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos Dia 10 de abril, às 14h45

R. Monção, 830

Ilha Solteira, SP

www.feis.unesp.br

Tel: 18 – 3742- 2775 / 3743-1142/43

Do site da Unesp