III Conferência Estadual do Meio Ambiente discute mudanças climáticas

Evento acontece em Piracicaba, de 28 a 30 de março

sex, 29/02/2008 - 12h11 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), em parceria com a Prefeitura do Município de Piracicaba e com o apoio da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), realizarão, de 28 a 30 de março próximo, em Piracicaba, a III Conferência Estadual do Meio Ambiente.

Este evento é uma das etapas preparatórias à III Conferência Nacional do Meio Ambiente, programada para o período de 8 a 11 de maio de 2008, em Brasília, quando representantes dos 26 Estados brasileiros e do Distrito Federal se reunirão para debater políticas ambientais definidas na fase anterior.

Os dois eventos são realizados a cada dois anos, baseados num modelo de gestão participativa, para viabilizar o compartilhamento de poder e a co-responsabilidade entre o Estado e a sociedade civil.

As atividades deste ano debaterão a questão das mudanças climáticas, tema que ganhou relevância após a divulgação dos últimos relatórios do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), levando cientistas do mundo inteiro a buscar soluções para enfrentar os impactos causados pelo aquecimento global.

No Estado de São Paulo, já está em andamento o processo de preparação para a III Conferência Estadual do Meio Ambiente, com a realização de Conferências Macrorregionais, sendo uma na Capital e nas demais Unidades Hidrográficas de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Sete conferências já foram realizadas – Baixada Santista, Capital, Cone Leste Paulista, Baixo Pardo Grande, pré-conferência da Bacia do Rio Jundiaí, das Bacias Unificadas Alto Paranapanema/Médio Paranapanema/Aguapeí/Peixe/Pontal do Paranapanema – que, como as demais, têm a prerrogativa de eleger delegados conforme o índice populacional oficial – , e Ribeirão Preto.

Ao todo, serão eleitos 76 delegados, dos quais 50% são representantes da sociedade civil, 30% do setor empresarial e 20% do setor governamental. Qualquer cidadão pode participar das etapas preparatórias, cujo objetivo é, por meio da mobilização social, educação e ampliação da participação popular, aprimorar a construção de um espaço de debate para o estabelecimento de uma política de desenvolvimento sustentável para o país.

As próximas Conferências Macrorregionais já agendadas serão:

– 29/02 – Bauru ( UGRHI Tietê/Jacaré e Tietê/Batalha)

– 29/02 e 01/03- Americana (UGRHI Piracicaba-Capivari-Jundiaí)

– 29/02 – São Caetano do Sul (UGRHI Alto Tietê)

– 01/03 – Votorantim (UGRHI Sorocaba e Médio Tietê

 

Secretaria do Meio Ambiente

(I.P.)