II Simpósio Internacional de Tecnologia de Aplicação de Agrotóxicos

Evento, promovido pela Secretaria Estadual da Agricultura, começa nesta terça-feira, dia 17, em Jundiaí

seg, 16/07/2001 - 13h39 | Do Portal do Governo

Evento, promovido pela Secretaria Estadual da Agricultura, começa nesta terça-feira, dia 17, em Jundiaí

A Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado (SAA), por meio do Instituto Agronômico (IAC) da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), promove a partir desta terça-feira, dia 17, em Jundiaí, o II Simpósio Internacional de Tecnologia de Aplicação de Agrotóxicos: eficiência, economia e preservação da saúde humana e do ambiente (II Sintag). Trata-se de um dos mais importantes eventos do setor de agrotóxicos da América Latina

Durante quatro dias, técnicos de diferentes áreas ligadas ao setor vão discutir temas como aplicação de agrotóxicos e suas conseqüências, principalmente com relação a preservação do ambiente, segurança da saúde dos usuários e segurança alimentar. O encontro terá a participação de representantes da área agrícola de vários países como Alemanha, Argentina, Bégica, Holanda, Inglaterra e Uruguai. Além das palestras, serão apresentados 30 trabalhos por meio de painéis expostos ao público.

Em 1999, o Estado de São Paulo consumiu 69.404 toneladas de defensivos. Isso eqüivale a um gasto de US$ 571.734 mil, segundo dados da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef). Atualmente o Brasil é o oitavo maior consumidor destes produtos. O uso incorreto deste material pode causar graves danos ao meio ambiente e ao ser humano, que está exposto direta ou indiretamente aos agrotóxicos. Somente no ano passado o Centro de Mecanização do IAC-APTA promoveu 12 treinamentos com mini-laboratórios móveis de pesquisa, atendendo cerca de 250 pessoas. Os programas da SAA já atingiram 3500 pessoas em 2000 e neste ano o treinamento chegou a 550 produtores.