II Olimpíada da Casa reúne cerca de 700 jovens no Ibirapuera

Competição acontece nos próximos dias 4, 5, 6 e 7 de outubro, na Capital

ter, 02/10/2007 - 12h32 | Do Portal do Governo

Uma grande festa esportiva vai acontecer nos próximos dias 4, 5, 6 e 7 no Ginásio do Ibirapuera. Nestes quatro dias, cerca de 700 jovens atletas que estão internados em unidades da Fundação Casa vão participar da segunda edição da Olimpíada da Casa.

É a maior competição desportiva do País envolvendo jovens em cumprimento de medidas socioeducativas. Ao todo, 55 unidades vão fazer parte da competição. Para esta II Olimpíada, foram convidados ainda 40 adolescentes de Minas Gerais, Espírito Santo e Distrito Federal.

A competição será disputada no Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, que inclui o Ginásio do Ibirapuera e outros equipamentos desportivos em São Paulo. O objetivo da olimpíada é promover a integração socioesportiva e cultural dos jovens que cumprem medidas socioeducativas.

A solenidade de abertura será nesta quinta-feira, dia 4, às 10 horas, com a presença do secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Luiz Antonio Marrey. Também vão estar presentes os secretários estaduais Rogério Amato (Assistência e Desenvolvimento Social) e Claury Santos Alves da Silva (Esporte, Lazer e Turismo) e os ex-craques Guerrinha e Magic Paula, que compuseram as seleções brasileiras olímpicas masculina e feminina de basquete.

Para a presidente da Fundação Casa, Berenice Giannella, a realização da II Olimpíada é uma demonstração da importância do esporte na ressocialização dos jovens. “O esporte trabalha valores como disciplina e a necessidade do cuidado com a saúde”, afirma a presidente. “É necessário que haja eventos como esse para que toda sociedade veja o que o esporte é capaz de fazer em prol da mudança de comportamento do adolescente.”

Durante os quatro dias da competição, dez modalidades esportivas serão disputadas pelos jovens internos: futebol de campo, futebol de salão, voleibol, handebol, basquetebol, dama, xadrez, tênis de mesa, natação (25m, 50m e revezamento 4x25m) e atletismo (100m, 400m, 5000m, revezamento 4x100m, arremesso de peso e salto em distância).

Para o gerente de esporte da Fundação Casa, Carlos Alberto Robles, os jovens que vivem hoje em todas as unidades podem encontrar, por meio do esporte, uma oportunidade de recomeçar, trocando a vida do crime por alguma modalidade esportiva. “Apostamos no esporte como saída para esses adolescentes”, aponta.

No dia 6 de outubro, também haverá, no Ibirapuera, o “Sábado Cultura Urbana”, com intervenções culturais como apresentações de dança de rua, grupo de Rap, grafite, basquete de rua e skate.

Preparação Desde janeiro, cerca 3.200 jovens vêm se preparando para competir em várias modalidades esportivas. A fase classificatória contou com a participação de 70 unidades de todo Estado. Deste total, 700 internos se classificaram, de 55 unidades. Na primeira olimpíada, em 2006, 500 jovens haviam participado. A olimpíada é fruto de uma parceria com a Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo.

Local: Conjunto Poliesportivo do Ibirapuera

Endereço: Rua Manoel da Nóbrega, 1.371

Abertura: Dia 4 (quinta-feira)

Horário: 10 horas

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania